O Brusque na final, contra o Cerâmica e seus limites

Sob o forte calor aqui de Gravataí, o Brusque teve muitas dificuldades para vencer o Paulista de Jundiaí, que veio pra cá com o time que disputará a Copa São Paulo de juniores. Venceu por 3 a 2 um jogo que estava se encaminhando para os pênaltis, mostrando os problemas de um time que está treinando há menos de duas semanas. A falta de entrosamento era flagrante: linha de zaga que não se entendia, um sistema de criação no meio campo muito confuso e um ataque desorganizado, que não conseguia criar.

Mas toda e qualquer análise sobre o time do Brusque tem que ser feita com muitas ressalvas, até pelo motivo que coloquei ali em cima. Seria muito injusto fazer qualquer tipo de crítica em cima de um time que praticamente não treinou.

Mas no sufoco o Bruscão venceu, e enfrentará o time da casa, o Cerâmica, que venceu o Roma com um gol de pênalti (pra mim, fora da área) aos 48 minutos do segundo tempo. Por ser uma equipe que vem jogando já há algum tempo, o Cerâmica tem um certo favoritismo, apesar de não ter visto no jogo de hoje nada de extraordinário em campo. Isso não quer dizer que o Brusque tenha chances.

Paulo Turra tem em seu elenco jogadores que tem poder de decidir jogos, como Têti e Kito, prováveis titulares no Estadual que, por causa do pouco tempo de treinamento, entraram em campo somente no final do jogo. Se eles se sentirem em condições de começar a partida, devem ir para a batalha, que agora vale título.

Por mais que a Recopa seja para o Brusque um torneio de preparação para 2011, uma decisão mexe com os brios de cada um. E o time entra em boa condição de conseguir o bi.

Comentários

  1. bruscão ta no lucro, essa recopa nao vale nada, nem os time prestigiam. vao fazer de tudo pro ceramica ganhar domingo. se um catarinense ganhar essa copa de novo, ela acaba esse ano. parabens ao jogadores e bom trabalho pro paulo turra tem muito coisa ainda pra se fazer, 2011 promete coisa boa. tem que trazer um meia que de velocidade e articulação pro time ( que falta faz o diogo oliveira) e um homem de referencia no ataque

    ResponderExcluir
  2. Importante conquistar o título porque tem premiação em dinheiro. Não é muito mas ajuda. Não deixa de ser também um título nacional.

    Foi importante essa vitória para dar motivação, e principalmente porque o Turra vai ter mais um jogo contra um adversário qualificado para acertar o time .

    Tem que entrar em campo com os jogadores mais bem preparados fisicamente (João Neto, Guto, Valdo, Paulinho), cuidando para não expor jogadores importantes à contusão por falta de preparo. Acho que Teti, Kito devem ser usados na metade do segundo tempo se não estiverem bem fisicamente.

    O ponto positivo foi os gols do Valdo e Leonardo, provando que os nossos jogadores vindos da base ajudam e são importantes para o plantel.

    Quanto às limitações do time, tenho certeza que a direção está consciente: zaga (precisa de + 2), articulação no meio de campo e ataque. Não entendo a busca por volante (temos 4) e por laterais (temos 5) quando precisamos de qualidade nessas posições (zaga, articulação, ataque).

    Boa sorte no jogo de domingo!

    ResponderExcluir
  3. Ta valendo só pelo cascalho R$ 30.000,00 pro campeao e R$ 10.000,00 pro vice, boa grana pra dar uma aliviada na folha

    ResponderExcluir
  4. Depois desses 3 primeiros jogos do BFC algumas coisas já podem ser deduzidas:

    1. Marcelinho e Leandrinho não emplacam nesse time. Pode mandar embora ou deixar na reserva, e trazer outros jogadores para essas posições.

    2. Não gostei dessa indicação do Turra trazer Kito pra resolver o problema de ataque. O seu histórico no RS não é bom. Ficou em alguns clubes vários meses (Juventude, por exemplo) e fez apenas 1 gol. O seu melhor histórico é 9 gols em um ano. Mais do que 9 gols um atacante precisa marcar numa competição. A sua participação no jogo de hoje (pela narração) foi horrorosa.

    O setor esquerdo está muito deficiente. O Cris foi outra contratação mal feita. Precisa de um lateral esquerdo também.

    A diretoria já está consciente que precisa de mais 2 zagueiros. Então, falta muita coisa ainda:

    2 zagueiros (do nivel do Rogélio e Cris, pelo menos)
    1 lateral (faz tempo que o BFC não consegue um lateral esquerdo decente)
    1 volante (para o lugar do Elielton)
    1 jogador de articulação (do nivel do Diogo)
    1 meia atacante (do nivel do Xavier)
    1 centroavante (do nivel do Pantico)

    Portanto, faltam 7 jogadores, e pelo menos 5 jogadores para serem titulares. Se o Jocceli quer o Paulinho, aproveita e manda o Leandrinho junto. Um atacante que não consegue marcar em 3 jogos contra times fracos já mostrou o que pode render.

    ResponderExcluir
  5. ontem deu no globo.com que o dodo pode vir pro bfc, mas essa historia do dodo é velha. desde outubro ele ta apalavrado com o brusque.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com voce sobre o Marcelinho, o Leandrinho gostaria de ver ele em forma para não queimar a lingua, pois se nao temos homens de criação consequentemente o ataque nao funciona tambem, acho que o Paulinho não devia sair, seria uma boa opção de banco ou até mesmo se não conseguirmos encaixar outro a tempo, ele poderia ajudar o Teti na criação das jogadas. na zaga acho que o Cris deveria voltar, pois nao comprometeu em nenhum momento ano passado, na zaga acho que é Cris e mais um... na lateral esquerda queria ver o Pereira pois teve ótimas atuações ano passado nesse setor, na lateral direita queria ver aquele Rogério Souza que jogou muita bola no inicio de 2009 e foi decaindo com o passar do tempo, depois que foi para o meio piorou mais ainda...esperava mais do Pedro Ayub por ser um jogador de série B, mas vamos aguardar e dar um tempo pra comentar, Leandro Leite se jogar o que jogou ano passado ótimo, só precisa se acalmar mais parar de reclamar e evitar brigas pois pode prejudicar a equipe com tantos cartões...eu daria prioridade na contratação de um jogador de articulação e dois atacantes (um veloz e um matador) O ideal seria o nosso quadrado magico Diogo, Teti, Xavier, Pantico, quem sabe um dia possamos ter o prazer de ver esses 4 atuarem juntos

    ResponderExcluir
  7. Sim, concordo também que o Pereira poderia ser o titular na lateral esquerda.

    Parece que a direção já fechou com um zagueiro carioca, até onde sei de qualidade.

    Sei que vc não gosta do João Neto, mas ele vem se destacando. Apoia bem, está melhorando a qualidade dos passes e cruzamentos. Dificilmente alguém consegue tomar dele a vaga de titular.

    Durante a partida o menino perguntou para o técnico se o lado direito não estava muito aberto. O técnico mandou ele subir, e os furos na direita, quando acontecerem, tem que ser cobertos por um dos volantes, segundo palavras do próprio Turra.

    Muito boa essa pré-temporada do Bruscão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019