Catarinense 2020: Atlético Tubarão


CLUBE ATLÉTICO TUBARÃO
Fundação: 14 de Abril de 2005 (como ACRE Cidade Azul)
Cores: Azul, Preto e Branco
Estádio: Domingos Silveira Gonzales (Municipal) - 3500 lugares 
Presidente: Luiz Henrique Martins Ribeiro
Técnico: Pingo
Ranking "BdR" 2019: 7º lugar
Catarinense 2019: 8o. Lugar


O Tubarão teve um 2019 para esquecer. Iniciou o ano colocado por muitos até como um possível postulante ao título estadual. Não aconteceu. Os resultados não vieram, e aquele time que vinha sendo acompanhado como um exemplo de gestão no futebol catarinense, fez tudo o que os outros fizeram. Foram quatro treinadores em apenas 18 rodadas do Estadual, e um rebaixamento evitado na última rodada, num resultado heroico em Joinville. No segundo semestre, o Peixe acabou eliminado na primeira fase da Série D e, na Copa Santa Catarina, caiu nas semifinais para o Brusque. Foi um ano onde os resultados não vieram. Chegou 2020, e a saúde financeira do Tubarão não é mais a mesma. Houve atraso de salário e o investimento do time para o Estadual é baixíssimo. O coordenador da base, Beto Almeida, foi demitido por contenção de gastos. Tanta turbulência fez até com que o presidente, Luiz Henrique Martins Ribeiro, pedisse afastamento temporário, para tratar de problemas de saúde. Certo é que neste ano não dá para dizer que o Tubarão brigará pelo título.

Para a temporada 2020, o Tubarão terá a sequência de trabalho de Pingo no comando técnico. Campeão da Copa SC pelo Brusque em 2018, Pingo foi para o Caxias, onde conseguiu boa campanha no Estadual e classificou o clube grená para a segunda fase da Série D. No meio do confronto, acabou demitido do clube, que acabou eliminado mais a frente pelo Manaus e não conseguiu voltar para a Série C. Pingo é um conhecedor do futebol catarinense, e o clube aposta no seu know how e a capacidade de mobilização do plantel para fazer um bom estadual.

O reflexo da queda brusca de investimento do Tubarão para o Estadual se reflete diretamente no plantel. Acredite: o time tem apenas sete jogadores profissionais no elenco: além do goleiro Lee, estão Carlos Alexandre, Davi, Nikolas Farias, o volante Parrudo, o meia Eliomar e o atacante Giliardi. O restante do grupo é composto por jogadores oriundos da base, que inclusive participaram da Copa São Paulo de Juniores do ano passado. A falta de peças para trabalhar tem feito, inclusive, com que Pingo faça várias improvisações para colocar time em campo. Nas coletivas, mostra que tem feito um trabalho forte para fazer com que seus atletas não percam o foco.

É uma situação bem complicada que vive o Atlético Tubarão. Torcedores do time que conversaram comigo temem, inclusive, uma saída da empresa K2, que terceiriza o futebol do clube. Ainda que a crise financeira tenha se escancarado recentemente, os resultados da temporada passada já eram sinal de algo não estava dando certo no tricolor de Vila Oficinas. É um time que entrará no Estadual com o único propósito de não cair. Não dá pra jogar responsabilidade em um plantel formado, na sua grande maioria, por jogadores da base.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019