30 anos da RBS, e do futebol na TV em SC

Este primeiro de maio, que marcou o aniversário de 30 anos da fundação da TV Catarinense, primeira emissora da RBS em Santa Catarina, também deve ser lembrado como um marco da história das transmissões esportivas em televisão no Estado. J.B. Telles, no Jornal do Almoço de hoje, lembrou bem a primeira transmissão da emissora, um Avaí 1 x 0 Carlos Renaux em 01/05/1979, gol de Lourival.

O futebol televisivo do Estado teve o seu efetivo pontapé inicial há 30 anos, com muita história a ser contada. Há quase 30 anos, quando não havia brigas judiciais por direitos de transmissão, já que eles não eram pagos, havia uma interessante briga pela audiência. A partir de 1982, quando a TV Eldorado de Criciúma adquiriu a TV Cultura e formou a RCE TV, junto com as emissoras de Xanxerê e Itajaí, havia uma ótima disputa pela audiência. Roberto Alves, Miguel Livramento, Eládio Cardoso, Milioli Neto e o saudoso Clésio Búrigo passaram pelos microfones da Rede da Família Freitas. Qual torcedor acima dos 25 anos não lembra do famoso programa "Comentaristas da RCE" diariamente ao meio-dia?

Voltando à RBS, vários narradores passaram por lá. J.B. Telles foi o primeiro, com o seu único grito de "Gol, Gol, Gol!". Na minha infância, lembro-me de ter assistido jogos com narração do Mário Motta (sim, ele já foi narrador), do excelente César Junior, que acompanhou a era de ouro do JEC nos anos 80 (hoje está na Amizade FM, de Corupá), e mais recentemente, com Márcio Martins e Giovani Martinello no comando das transmissões da filial da emissora gaúcha.

A passagem do aniversário das transmissões esportivas no Estado trazem muitas boas lembranças. Nos próximos dias trarei mais boas recordações.

Obs.: A RCE, que era afiliada da Band até 92, quando foi para a Rede OM, acabou em 1995, quando a TV Eldorado foi vendida, se transformando na RBS TV Criciúma. A Record adquiriu as outras três emissoras, e no ano passado repassou Itajaí e Xanxerê à RIC, deixando Florianópolis como retransmissora da Record News.

Comentários

  1. as famosas brigas entre Miguel Livramento e Roberto Alves ao vivo!! hehehe

    ResponderExcluir
  2. tem um video no youtube deles brigando, no primeiro jogo da final de brusque e avai.

    mto louco, o miguel fica p da vida, com um penalti nao marcado para o avai logo no começo do jogo.

    depois do roberto alvez dizer q o zagueiro foi na bola
    o miguel diz a perola:


    "na bola todo mundo vai, na cabeça q ninguem vai" heheheheh

    ResponderExcluir
  3. O primeiro jogo exibido pela TV catarinense (RBSTV) foi Avaí 4 x 1 Carlos Renaux. Gols de Lourival (2), Mickey e Zé Paulo. Um feriado à tarde no Scarpelli. Eu assisti este jogo pela TV.

    O JB Telles tá ruim de memória.

    Adalberto Klüser
    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019