Memórias da TV Esportiva em SC: JASC na TV Planalto

Os Jogos Abertos de Santa Catarina são algo especial. Não perco nenhuma edição, e espero não perder nenhuma no futuro. É um evento único, com todo esporte catarinense reunido em uma maratona de 10 dias de muita atividade. Pra quem trabalha, é uma maratona. É ter injetado no seu sangue uma overdose de esporte.

E, quando moleque, me apaixonei pelos JASC assistindo a TV Planalto de Lages, atualmente o SBT Santa Catarina.

Eram meados dos anos 80, quando as transmissões ao vivo eram tremendamente mais complicadas do que vivemos hoje. Era quase impossível uma transmissão ao vivo de uma cidade que não tinha emissora aberta, por exemplo. E, em cima dessas dificuldades, a Planalto se sobressaiu, com a sua mega-cobertura dos Jogos Abertos, algo que nunca mais veremos em uma Rede Aberta.

A programação da TV era voltada para os jogos, mas a emissora lageana destinava toda a tarde para transmissões. Eram dois ou três partidas ao vivo, seja do vôlei, basquete, handebol ou futsal. O slogan foi o mesmo durante anos: "SCC, de Braços e Jogos Abertos!".

Tudo começava ao meio-dia, com o "Abrindo o Jogo", um resumão feito em um estúdio improvisado passando os resultados do dia, e antecipando a primeira transmissão da tarde. A equipe de transmissão da época lembro-me com facilidade: Quirino Ribeiro (atualmente na Rádio Menina de Camboriú) na narração, com comentários do Alvaro Ribeiro (na Fesporte) e reportagens do Roberto Salum (ele mesmo, hoje na TVBV). Essa turma se desdobrava, e trazia os melhores lances do JASC, no tempo que os Jogos eram realmente o maior acontecimento esportivo do Estado. E continua sendo, em vários locais. Pena que o interesse tenha caído tanto na capital, e consequentemente para os grandes grupos de comunicação. Para muitos desportistas, disputar os Jogos Abertos é como uma Copa do Mundo, a competição mais importante do ano.

Bons tempos aqueles...

Comentários

  1. Excelente lembrança Rodrigo, me recordo apenas do Quirino que trabalhou em outras coberturas do SCC/TV Planalto. Outra fato que me lembra dos Jasc nessa época, foi no de Joinville que passava jogo ao vivo de Futsal em pleno horário nobre.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer das grandes coberturas feitas pela TVBV de Joaçaba. A emissora reunia profissionais e chegava a transmitir 3 jogos por dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019