BdR na Decisão: 1975, o primeiro clássico final

O Blog começa hoje uma série de posts que servirá como um esquenta para a decisão do Estadual 2012. Vamos falar de história, dos times, pontos fracos e fortes e tudo o mais desse clássico que, apenas pela terceira vez, decidirá o catarinense.

Foto jornal O Estado / blogmemoriaavaiana.blogspot.com.br
Hoje falaremos de história, do primeiro clássico que decidiu o título. Foi em 1975.

Quero agradecer ao grande Felipe Matos, do blog Memória Avaiana, que me ajudou com farto material desta decisão, que o Leão levou o caneco.

Era a edição 50 do Campeonato Catarinense. Treze clubes participando, em uma fórmula de três fases. Avaí e Figueira foram os vencedores das chaves da segunda fase, e fizeram a decisão em três partidas, todas elas disputadas no Orlando Scarpelli. O vencedor seria quem fizesse mais pontos ao fim de dois jogos. Como houve empate em pontos (3 a 2 Figueira e 3 a 0 Avaí), aconteceu uma terceira partida, tendo o alvinegro a vantagem do empate.

Foto jornal O Estado / blogmemoriaavaiana.blogspot.com.br
Era 17 de agosto, invernão. O Avaí manteve o ritmo do jogo anterior e marcou o gol logo aos 23 minutos do segundo tempo, com o atacante Juti, que acabou artilheiro daquele Estadual, com 28 gols, com participação de ninguém menos que Zenon. A partir daí, o Avaí segurou o resultado e comemorou o título dentro do Orlando Scarpelli.

O time do Avaí campeão naquele dia tinha Danilo; Souza, Maneca, Veneza e Orivaldo; Lourival, Balduíno e Zenon; João Carlos (Ademir), Juti e Vado. O técnico era Áureo Malinverni.
O vice-campeão Figueirense, treinado por Lauro Búrigo, jogou com Vanderlei; Pinga, Almeida, Orcina e Casagrande; Sérgio Lopes, Moacir e Lico (Letieri); Marcos, Toninho e Luís Éverton.
José Carlos Bezerra apitou a primeira decisão de título entre Figueirense e Avaí. Decisão essa que se repetiria apenas 24 anos depois, no polêmico 1999.

Isso é assunto pra outro post.






Time do Avaí campeão de 1975. Em pé: Souza, Maneca, Orivaldo, Veneza, Lourival e Danilo. Agachados: Carlos, Balduíno, Juti, Vado e Zenon (ainda sem bigode)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019