Os minutos finais que podem fazer a diferença. Só que o Brasil precisa acertar a mira


O Brasil caminhava para um empate dolorido. Bombardeou a Costa Rica e ia parando nas mãos de Navas até o gol salvador de Philippe Coutinho que aliviou todo mundo e tirou o peso de uma tonelada das costas de todos. O gol de Neymar teve um efeito enorme, além da própria sensação de alívio: ele sabe que está devendo. Sabe que a corneta está enorme no Brasil. Não o condeno pelas suas lágrimas. Pode ser um desabafo para que, enfim, a Copa comece para ele a partir desta sexta-feira.

Antes de falar do time como um todo, temos que falar do famoso VAR, que trouxe um fator altamente positivo para o jogo: para mim o pênalti não existiu, e se o time tivesse vencido por 1 a 0 por causa desse lance, hoje estaríamos todos dizendo que "o Brasil só venceu por causa do juiz". Ainda bem que isso não aconteceu! Isso fez o time ralar ainda mais a bunda no chão e buscar a vitória. Pense pelo lado bom, no efeito benéfico, no que pode ser aproveitado nesse momento de união.

Agora, o time. Douglas Costa terá que ser o titular do time na quarta contra a Sérvia. Willian não conseguiu dar conta e foi peça morta na direita, onde teve ao lado um Fagner que não comprometeu. Douglas deu outra opção ofensiva e colaborou muito para dar mais poder de fogo.

Mas, nem tudo são flores. Se o psicológico parece ter melhorado com a vitória da forma que veio, tem coisa a ser aprimorada, e mais ainda, nas finalizações, problemas já apresentados na estreia. Estamos ainda em uma primeira fase de Copa, e não vai dar pra esperar até o mata-mata pra que isso seja resolvido. Claro que lá o cenário deve ser outro, inclusive pegando seleções que deverão propor o jogo e deixar espaço para que o Brasil trabalhe.

Quanto a Neymar, acho melhor, neste momento acolhê-lo do que criticá-lo. Ele tem consciência que não está rendendo, vindo de uma lesão. Mas ele ainda tem talento e poder de decisão em um lance que pode mudar todo um panorama. Assuntos a serem pautados por Tite até o jogo da última rodada, quarta que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019