Pontos a reclamar, pontos a acertar

Analisar esse jogo de estreia do Brasil na Copa permitiria uma série de vertentes que convergem a um único ponto: a decepção pelo empate contra a Suíça. Foi falta em Miranda? Foi pênalti em Gabriel? Porque o jogador suíço cabeceou em meio a um monte de jogadores brasileiros? A reclamação pra cima da arbitragem deveria ser maior? Muitas outras questões apareceriam, mas a verdade é que o resultado provocará não uma mudança de comportamento, mas talvez um aperfeiçoamento.

O Brasil fazia um ótimo jogo até o golaço de Coutinho e depois retraiu. A Suíça alterou seu posicionamento no campo e o esquema de Tite não conseguiu encaixar. Mas, mesmo assim, era melhor quando tomou o empate. O esperado volume de jogo maior no segundo tempo não apareceu, e acredito que isso irá mudar daqui pra frente. Não é algo difícil de se ajustar. Acredito fortemente que, contra a Costa Rica, o foco será maior e o time brasileiro, enfim, vai começar a Copa do jeito que queremos.

Mas precisamos falar de arbitragem. Sendo seco, houve falta em Miranda e tenho dúvidas sobre o pênalti em Gabriel Jesus. O bendito árbitro de vídeo que chegou com a promessa de ser a solução para os problemas do mundo não vem sendo utilizado pra tudo. O árbitro de carne e osso deveria, ao menos, dar uma olhada no lance. Afinal, era um gol. Mas como encheram de regrinhas de "pode ou não pode ver o monitor", a polêmica persiste. E discordo de Tite quando diz que não se deve reclamar de arbitragem. Tem sim, porque ele acabou mudando o resultado de um jogo.

A semana será de muito trabalho na seleção, e acredito que o foco será nas finalizações, que faltaram em qualidade nesta estreia. Nada de terra arrasada, e melhor que esses problemas pontuais apareçam agora. Ficou a decepção, senti falta do time forte e "pressionador" das eliminatórias. Mas esse jogo não passará seco. Haverá semana de cobrança e ajustes. Vamos pro próximo. Tem seleção forte que vai ter muita coisa a mais pra arrumar para a segunda rodada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019