Catarinense 2020: Brusque

BRUSQUE FUTEBOL CLUBE
Fundação: 12 de outubro de 1987
Cores: Verde, Vermelho, Amarelo e Branco
Estádio: Augusto Bauer (particular, pertence ao CA Carlos Renaux) - 4.000 lugares
Presidente: Danilo Rezini
Técnico: Jerson Testoni
Ranking "BdR" 2019: 5o. lugar
Catarinense 2019: 6o. Lugar

O Brusque é o único time que pode dizer que teve uma boa temporada de 2019. Campeão Brasileiro da Série D, da Copa Santa Catarina e da Recopa em menos de seis meses, o time atrai a atenção de todos que querem conhecer o segredo do seu sucesso. A verdade é que, após o Estadual, onde o time fez má campanha e chegou a flertar com o rebaixamento, a vinda de Waguinho Dias mudou todo o panorama. Com apenas 21 jogadores no elenco profissional, o time encaixou de uma forma que fez com que o Bruscão tivesse a melhor campanha geral da primeira fase. Daí, a confiança foi crescendo, veio o acesso, e depois o título. A diretoria soube trabalhar bem para manter uma base, que depois conquistaria a Copa Santa Catarina pela segunda vez seguida. Trabalho bem feito pelo presidente Danilo Rezini e sua equipe.

Houve um período de instabilidade nessa boa fase do Brusque. Após o final da Série D, a diretoria resolveu apostar em um desconhecido treinador chamado Evandro Guimarães, vindo da Bolívia. O time iniciou mal a Copinha e chegou a ocupar a lanterna. Acabou demitido, e a opção seguinte foi aquela que deveria ter sido a primeira lá atrás: Jerson Testoni, o Jersinho. de 39 anos de idade. Revelado nas divisões de base do Bruscão, iniciou como atacante e virou lateral-esquerdo quando se profissionalizou, no fim do século passado. Passou pelo Criciúma e, quando encerrou carreira como jogador, iniciou seu trabalho no Brusque, tendo uma passagem anterior como técnico do profissional. Teve uma passagem no sub-17 do Joinville e retornou para ser auxiliar permanente. Agarrou a chance na Copinha, levou o título e foi efetivado para a temporada de 2020. Mostrou conhecimento e inteligência para montar um time ofensivo e que "manteve o ritmo" da Série D.

O elenco de 2020 tem, em sua grande maioria, o pedigree do elenco campeão do ano passado. Começa pelo experiente goleiro Zé Carlos, os zagueiros Ianson, Clayton e Everton Alemão, o lateral Edilson, que foi emprestado para a Ponte Preta após o final da Série D, os volantes Ruan, Zé Mateus e Rodolfo, e o meia Thiago Alagoano, principal remanescente do setor ofensivo. Aliás , no ataque, o Brusque teve que ir ao mercado. Sem Pirambu, artilheiro da Série D, e Bambam, destaque na Copinha, o clube repatriou Edu, que já tinha passagem anterior e que disputou o estadual do ano passado pelo Tubarão. Seu cartão de visitas foi o melhor possível, com dois gols na decisão da Recopa contra o Avaí.

O Brusque entra no Estadual com um time montado, com um sistema já conhecido, e com uma proposta bem definida. Isso pode ser um trunfo do time na arrancada inicial, para conseguir uma boa classificação. Ainda existem algumas situações que o clube precisará ir ao mercado mas, sem dúvidas, o time de 2020 dá boas esperanças ao torcedor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019