Incompetência ou Sorte?

Há muita coisa a se falar sobre o empate entre Brusque e Marcílio Dias.

Minhas dúvidas: um Brusque incompetente na frente contra um Marcílio sortudo, um Brusque incompetente contra um Marcílio mais competente ou um empate que o Marcílio conquistou com um pênalti inexistente dado pela arbitragem?

Vamos aos fatos: o Brusque desperdiçou uma dezena de chances a gol, e o Marcílio teve duas oportunidades de muito perigo, contando inclusive com uma bola na trave do Lourival. O marinheiro saiu na frente num pênalti, que, como não vi o replay ainda, não dá pra dizer se foi ou não. Mas não dá pra desviar o foco do papo: O Brusque hoje abusou de perder gols, consagrando o goleiro Márcio Kessler, do Marcílio. Mais uma prova de que um centroavante é necessário, com urgência.

Uma boa notícia hoje: a estréia de Marcelo Fattori, atacante vindo do Concórdia. Ele brigou, chutou e quase marcou, sendo uma agradável surpresa, que poderá ser usada no restante do campeonato. Mostrou que tem qualidade, mas falta no preparo físico.

Depois do jogo, o técnico Suca mostrou-se nervoso, descendo o sarrafo em Marco Antonio Martins, por causa do lance do Pênalti. Volto a tocar na mesma tecla: se o pênalti foi ou não, não sei. Mas o turbilhão de chances perdidas pelo time não pode ser desconsiderado. O Marcílio agradece o presente: levou pra Itajaí um pontinho e mantém a briga com o Metropolitano contra o rebaixamento. Espero que os reforços que tanto se falam no Brusque cheguem até o jogo de sábado, em Joinville.

Comentários

  1. Olha Rodrigo, tem mesmo muita coisa a ser dita sobre o jogo de hoje. Mas vamos por partes, segundo a minha limitada visão. Não sei se vou falar alguma coisa que você já falou no post porque ainda não li. Vou ler depois de postar esse comentário.

    Primeiro o Suca não pode ser culpado por esse empate. Fez tudo certinho: escalou bem o time, fez as substituições acertadas e montou bem o esquema tático do BFC. Substitui bem o Léo Maringá: sai um jogador de articulação e entra outro pra fazer exatamente a mesma função. Parabéns Suca.

    O Brusque esbarrou novamente nas suas próprias limitações. Falar algima coisa a mais sobre o ataque é redundante. O Marcelo e Evaldo fizeram falta. O Barbosa não inspira muita confiança, mas quebra um galho. Agora o Tom, que eu acreditava que pudesse ser uma revelação, mostrou o quanto é deficiente na marcação, além de não ter feito jogadas de ala.

    Mas pelo menos tivemos uma coisa boa: Marcelo Fattori. Pra quem está ainda sem ritmo, jogou uma bola redondinha e foi bem em todos os fundamentos. Vai melhorar mais ainda e fazer gols nos próximos jogos do Bruscão, podem ter certeza. E dificilmente perde uma bola, sabe dar seqüência às jogadas, quase não erra passes, e faz o trabalho de pivô melhor que o FG.

    O jogo em Joinville passa a ser FUNDAMENTAL. O Brusque pode ganhar esse jogo. Minha sugestão para o Suca é escalar o time fechadinho, com 3 volantes: Ayub, Xipote e Baiano. Vai fortalecer o setor defensivo, e dar combate ao meio campo do Joinville que é bom. Com isso, pode liberar um dos alas para apoiar o ataque, revezando entre o Pereira e o Evaldo, que graças a Deus deve voltar. E tem mais: deve ser o cobrador oficial de todas as faltas porque está batendo melhor que o Bitencourt.

    Assim, na minha opinião, a melhor escalação para o jogo contra o Joinville:

    Alessandro
    Pereira, Marcelo, Rogelio e Evaldo
    Xipote, Ayub, Baiano, Aílton e Bitencourt
    Marcelo Fattori.

    Vai ser muito difícil o Joinville furar este esquema defensivo. Nesse esquema 4-5-1, sempre um dos alas deve apoiar, e o Bittencourt deve jogar um pouco mais à frente e encostar mais no Fattori. Os dois finalizam bem. Sair em cntraataques rápidos. Repito: dá pra ganhar esse jogo jogando dessa forma. Não sabemos ainda a situação do Paulinho: se foi estiramento, vai ficar alguns jogos fora. Mas se estiver disponível, deve ser opção para o segundo tempo. Entrar descansado, e pegar a defesa adversária cansada.

    Gostei do Ailton, que pode ser uma nova esperança para o meio de campo do Brusque. Acho que o Léo deve ficar como opção no banco, para entrar no lugar do Ailton, se precisar. Falta regularidade ao Léo. Num dia acaba com o jogo, e noutro acaba com o time, como o Rodrigo gosta de falar.

    O outro assunto que gostaria de opinar é sobre a arbitragem. Mas fica pra outro comentário. Não quero tornar esse mais longo do que já está.

    ResponderExcluir
  2. Suca: Deu prá ti. Vaza

    ResponderExcluir
  3. Vou dizer uma coisa, ver o time não se classificar ou ser rebaixado porque é ruim, é complicado, mas ver um time bom não se classificar porque falta competência no ataque é pior.
    O time do Brusque tem um ótimo goleiro, uma ótima defesa, um bom meio campo (poderia ser ótimo se o Bittencourt estivesse jogando o que se espera dele), e um ataque medíocre, 14 gols do time, somente 2 do ataque.
    Não to reclamando do Valdo, guri novo, e que na minha opinião está indo muito bem, falta como todos sabem uma homem de ataque, homem que na minha opinião não vem, essa estória de contratar atacante de peso para mim é conversa afiada, não vem ninguém, nem de peso, nem médio, nem nada.
    Até porque, se vier depois de uma eventual derrota contra o Joinville, mão vai adiantar muito, pois a classificação será virtualmente impossível, apesar de que para mim, a classificação acabou no jogo de hoje.
    Eu acho que a diretoria esta conformada com a idéia de não cair, pois se não estivesse teria encontrado alguém, já que o Suca vem pedindo um atacante desde o jogo contra o Marcílio no primeiro turno.
    E não digam que não tem ninguém, pois outros times como chapecoense e metro conseguiram encontrar, e como já disse e repito, pior que o Flavio Guilerme não vai ter mesmo.
    Não quero ser corneteiro, mas a realidade é essa, que venha a série D.

    ResponderExcluir
  4. Ainda é cedo pra jogar a toalha Wendel. Vamos esperar o jogo contra o Joinville.

    Apesar de não terem saído gols, pelo menos o ataque chutou bem mais. Faltou um pouco mais de sorte e competência.

    Agora, o Suca precisa tomar cuidado com o esquema tático nesse jogo fundamental contra o Joinville. Querer partir prá cima sem reforçar o setor defensivo é suicidio lá no campo deles.

    A responsabilidade é deles. O favoritismo é deles. Deixa eles virem prá cima, vão ter dificuldade em furar o bloqueio e pegar eles no contra-ataque, avançando os alas e atacando em bloco.

    ResponderExcluir
  5. Um empate que o Marcílio conquistou com um pênalti inexistente dado pela arbitragem!

    E o Pereira não jogou bem. Bittencourt já vem devendo a um bom tempo (por sinal gastou seu futebol todo o ano passado). Destaque para o Barbosa e pras duas vezes que a bola passou embaixo das pernas do... Rogélio! Uff.. quase gols, fora duas chances que o Alessandro salvou, além da bolana trave...

    Já sabem algo sobre a lesão do Valdo, ou pelo menos a dimensão da gravidade dela? E a do Paulinho?

    Por obséqui, o Jefferson Schmidt
    apitou algum jogo, nesta rodada?


    Quero aproveitar e dar meu comentário a respeito da fala de pessoas sobre o fato de o Silas ter aprendido a jogar fora de casa depois da viotória sobre o Brusque.Só contra o Brusque,porque o Brusque não foi lá pra Chapecó e tomou de 5,só de 4. Pô o cara leva de 5 a 1 e vem dizer que o Avaí aprendeu a jogar fora de casa?!

    Dá licença?!

    ResponderExcluir
  6. Rafael, é bom deixar o Valdo um pouco de molho. Pipoca muito e não resolve.

    Acho que temos que usar o Fattori no ataque no lugar dele. É mais objetivo. E dar mais chance para o William Gaucho pelo menos jogar meio tempo inteiro.

    As contratções a gente já sabe que não vai mais dar pro jogo em Joinville. Se vierem, vão entrar totalmente fora de ritmo e de sintonia com o plantel. O Ailton também pode melhorar treinando de titular nessa semana.

    ResponderExcluir
  7. Caraca maluco, eu preocupado com a LESÃO do cara, tu vem dar um comentário de modo a entender que eu disse que o Valdo deva ser titular e que é bom?

    Putz...

    Levou uma na cabeça como ele pra vim aqui e fazer isso?

    ResponderExcluir
  8. Ocra lá em cima falou que o Tom tem deficiencias, e Marcelo Fatori falta ritmo de jogo por isso não foi tão bem. E para o Tom será que não está faltando ritmo de jogo também meu amigo? Quantas partidas ele jogou?Quantas partidas ele entrou? Vamos fazer uma análise igual para todos.

    ResponderExcluir
  9. Não precisa fazer muita força pra ver as limitações do Tom. Jogou uma partida inteira e foi muito mal.

    Todos nós já sabíamos da sua incapacidade de marcar. E isso ficou mais uma vez comprovado. Não é questão de falta de ritmo de jogo, como o Fattori.

    ResponderExcluir
  10. Perdão, de marcar e de se posicionar corretamente em campo.

    Você não viu a Avenida Tom?

    ResponderExcluir
  11. É impressionante como a torcida do Brusque gosta de queimar os jogadores das categorias de base do Brusque. Já pegaram no pé do Valdo, do Nado e agora do Tom que jogou a primeira partida neste.

    Concordo que ele não foi bem, mas pelo o que o Evaldo vem jogando acho que ficou a mesma coisa.

    A propósito falando dos jogadores da base, ontem antes do jogo estava com alguns amigos trocando umas idéias com o presidente Danilo e ele nos dizia que o Valdo e o William Gaúcho são os ovos da galinha de ouro do Brusque, o Valdo ainda pode ser pois vem jogando agora se não avisarem o Suca o outro ovo vai chocar, vai virar em nada, pois o Brusque jogou 12 jogos (1.170 minutos) e o William Gaúcho não me recordo bem deve ter jogado uns 30 minutos. Acho que ele entrou alguns minutinhos contra o Ibirama e contra o Metro e quando o time estava com o placar adverso.

    Será que o Leonardo também não poderia receber outra chance no lugar o FG. Este sim ninguém aguenta mais.

    ResponderExcluir
  12. JEC x BRUSQUE
    ---------------
    01 / ALESSANDRO
    02 / PEREIRA
    03 / MARCELO
    04 / ROGÉLIO
    06 / EVALDO
    05 / PEDRO AYUB
    07 / XIPOTE
    08 / BAIANO(TIME + FECHADO) ou LÉO MARINGÁ (TIME + ABERTO)
    09 / MARCELO FATORI
    10 / VALDO
    11 / PAULINHO (caso paulinho esteja lesionado) coloca: Bitencourt ou Ailton
    ----------------
    Esse é o time certo pra ganhar do Joinville na Arena!!

    ResponderExcluir
  13. A sua escalação é boa, mas faltou um jogador de articulação no meio de campo.

    Se vc quiser deixar o Bitencourt na reserva, eu concordo. Não está jogando nada.

    Mas se o Léo não jogar, o Ailton tem que jogar pra fazer o trabalho de articulação.

    Eu prefiro sem dúvida a escalação com 3 volantes para o jogo em Joinville.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019