Um convidado gente boa

Bela festa em Joinville. Estádio cheio, aniversário da cidade na segunda, torcida animada e em lua de mel com o seu time, que tem a melhor campanha do Estadual. Como convidado especial da festa estava o Brusque, que se comportou como manda o figurino, e deixou o JEC vencer por naturais 2 a 0, garantindo a quarta vitória no returno.

A torcida esperava uma goleada, mas o JEC foi extremamente atento em campo, respeitando o adversário. O técnico do Brusque, Suca, voltou a usar o esquema de três volantes de marcação, o que não deu certo. Sofreu uma pressão forte no início do jogo, até sofrer o gol, marcado por Marcelo Silva, de cabeça. Após o gol do time da casa, veio um imprevisto que deu certo: a contusão de Xipote fez Suca colocar Ailton em campo, voltando ao tradicional 4-4-2. Aí o Brusque conseguiu equilibrar um pouco o jogo e assustar a zaga adversária. Mas foram pequenos sustos, que só criança pequena sente.

O Brusque reclama de dois pênaltis não marcados por José Acácio da Rocha. Um tenho certeza que foi, quando Samuel agarrou Diogo Oliveira pela camisa, e o outro vou deixar pra ver quando assistir o VT. Mas com erro ou sem erro, o Joinville, que não fez uma grande partida, soube se aproveitar das falhas do Brusque e marcar. O segundo gol foi assim, em falha de Pedro Ayub e gol de Charles, em extremo oportunismo.

Diogo Oliveira, novo atacante do Brusque, teve atuação discreta, mas muito acima do que Flávio Guilherme. Decepção foi Valdo, mais uma vez apagado em campo.

A constatação que faço: O Joinville hoje tem o melhor time e o melhor elenco do Estadual (hoje estreou o atacante Fabio Oliveira, outra sombra para Lima), mas ainda não é o time perfeito: do meio pra frente é ótimo, mas a linha de zagueiros tem várias deficiências. O título do returno já tem dono, o que deixa o Estadual aberto na briga das vagas pelo índice técnico. O Brusque torce pelo Marcílio amanhã contra a Chapecoense, mas com uma ressalva: precisa vencer o time do Oeste em casa na quarta, sob pena de entrar na briga contra o rebaixamento. O técnico Suca precisa parar de falar em classificação quando o seu time não mostra um futebol que mereça estar entre os 4. Vamos ver na quarta.

E quero deixar um abraço pro Roberto Dias Borba, comentarista da Rádio Globo de Joinville, que conversei hoje na Arena. O seu blog, que fala do esporte joinvilense, merece ser visitado. Acesse aqui.

Comentários

  1. Foi preciso o Xipote se machucar para o time do BFC se encontrar em campo no primeiro tempo. Depois da entrada do Ailton, o meio de campo passou a reter mais a bola, distribuir melhor as jogadas e ganhar a segunda bola. Muito simples. De novo o BFC foi escalado para iniciar o jogo SEM MEIA DE ARTICULAÇÃO. Quando vi a escalação já sabia que o jogo estava perdido. Todos sabemos que o BFC só tem 2 jogadores para essa função: Léo Maringá e o Aílton. Embora nenhum dos dois sirva pra resolver o problema, é o que temos.

    Por que ERRAR SEMPRE? Nem Valdo nem Bittencourt são jogadores de articulação. Nenhum dos dois sabe articular. Não consigo entender como um técnico não consegue enxergar isso e escala um meia recuado, um meia atacante e não um meia armador. Quem faz a criação das jogadas no seu esquema?

    A função de articulação é a alma do time. O BFC sempre jogou mal quando não foi escalado um jogador pra essa função. O Marquinhos faz isso no Avaí, o Lenilson no Atlético, o Valdeir no Joinville. Aquele time do BFC que foi campeão catarinense de 92 tinha um senhor jogador de articulação: Cláudio Freitas. E foi campeão porque tinha esse jogador.

    Aliás, nunca definiram o papel real do Valdo. O que ele é, meio de campo ou atacante? E o Bitencourt? Também não entendo o papel dele. Qual a sua função afinal? Ele é um meia recuado, não existe hoje espaço para essa função no time do BFC. A única solução para o Bittencourt hoje é ficar no banco, e substituir um meia atacante quando o time precisar jogar mais recuado para fortalecer a marcação. Está jogando muito mal. Nem cobrança de falta consegue acertar.

    O atacante ainda não apareceu. Mas pelo menos o Diogo mostrou que não é tão ruim como o Flavio Guilherme. O ataque é problema, mas tem erro do técnico aí também. Tem muita coisa errada.

    O time está TOTALMENTE sem esquema tático, jogadores sem funções definidas, não existem jogadas pelas alas, escalações equivocadas e substituições mal feitas.

    Acerte de uma vez as funções dos jogadores e escale o time corretamente antes de entrar no rebaixamento. Agora sem o Xipote, Paulinho (contundidos) e o Bittencourt (terceiro cartão), fica mais difícil errar. Obviamente têm que entrar o Léo como única alternativa, e pra mim o William no lugar do Valdo.

    O TIME PRECISA SER ESCALADO COM UM MEIA DE ARTICULAÇÃO, UM MEIA ATACANTE E UM CENTROAVANTE.

    MEIA DE ARTICULAÇÃO: Léo Maringá e Aílton
    MEIA ATACANTE: Paulinho, William, Valdo (o que ele realmente é???) e Carlinhos (não conta, não dá né?)
    CENTROAVANTE: Diogo, Fattori(??) e Flavio Guilherme (que não conta tbém)

    Escolha de uma vez os jogadores aí em cima para desempenhar CADA UMA DESSAS TRÊS FUNÇÕES.

    Com tantos erros fica difícil. Após a rodada dessa semana, vice-lanterna do returno. Duas derrotas e dois empates, 2 pontos ganhos em 12 disputados. E desse jeito vamos tomar bucha da Chapecoense e depois do Atlético em Ibirama. A paciência está acabando.

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalho em cima de previsão e voces da imprensa em cima de fatos ocorridos.

    Algumas perguntas para o Suca:

    1 - Por que as suas previsões estão sempre erradas?

    2 - Já não foi falado inúmeras vezes desse eterno problema de escalar o time sem meia armador?

    3 - Nas vezes que vc escalou o time com meia armador foi bem. Por que não prever dessa forma então?

    4 - Por que não analisar os fatos ocorridos pra fazer a previsão?

    ResponderExcluir
  3. AS ALTERNATIVAS

    Considero que hoje o time do BFC tem 4 alternativas de composição:

    ALTERNATIVA 1 - 3 volantes

    3 volantes (Ayub, Xipote, Baiano)
    1 MEIA ARMADOR (Léo ou Ailton)
    1 meia atacante (Paulinho, Valdo ou William)
    1 centroavante (Diogo ou Fattori)

    ALTERNATIVA 2 - 2 Volantes e 2 meias armadores e 1 meia atacante

    2 volantes (Ayub e Xipote)
    2 MEIAS ARMADORES (Léo e Ailton)
    1 meia atacante (Paulinho, Valdo ou William)
    1 centroavante (Diogo ou Fattori)

    ALTERNATIVA 3 - 2 volantes, 1 meia armador e 2 meias atacantes

    2 volantes (Ayub e Xipote)
    1 MEIA ARMADOR (Léo ou Ailton)
    2 meias atacantes (Valdo e Paulinho, Valdo e William ou Paulinho e William)
    1 centroavante (Diogo ou Fattori)

    ALTERNATIVA 4 - 2 volantes, 1 meia armador, 1 meia recuado, 1 meia atacante

    2 volantes (Ayub e Xipote)
    1 MEIA ARMADOR (Léo ou Ailton)
    1 meia recuado (Bitencourt)
    1 meia atacante (Paulinho, Valdo ou William)
    1 centroavante (Diogo ou Fattori)

    Qual é a dificuldade? Escolha um desses 4 esquemas, dependendo do adversário. Mas repare que em todos as alternativas SEMPRE EXISTE UM MEIA ARMADOR. Eu prefiro a alternativa 2. E depois a 3.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a hora do Suca chegou. No ano passado ele fazia as trocas e o problema era resolvido. Neste estadual não está dando para entender as substituições que ele tem feito e muito menos engolir as explicações depois dos jogos. Esta perdido.

    A partir de agora vamos brigar para não cair. Esqueçam classificação, pois com esta bolinha que o time esta jogando o perigo de novo rebaixamento é eminente.

    Outro perigo: A partir de agora acho que o público não vai ser mais o mesmo dos outros jogos e o caixa vai diminuir. Com a chegada do Ailton e do Diogo a folha que era de 120 deve ter ido para uns 150 e se não ganhar da Chapecoense na quarta, tenho pena do Danilo pois vai ter que se virar denovo para conseguir dinheiro para pagar esta cambada de perna de pau que troxeram. (Tora, Carlinhos, Ailton etc.)

    Talves dê para ganhar um dinheiro no final do campeonato com o Valdo, porque a maior aposta do clube "Bitencourt" está decepcionando o restante dos jogadores ninguém é Brusque. No final do campeonato vão embora e o clube só fica com as contas para pagar, e isto é bom para aprender a fazer direito os contratos e dar oportunidade para atletas que são do clube.

    Para a série D tragam o Sérgio Ramires que está dando sopa por ai.

    ResponderExcluir
  5. O salário do Diogo a Havan vai pagar. Menos mal. O Ailton não é tão ruim. Está sendo mau aproveitado. Tem fazer a articulação do meio campo, assim como o Léo.

    Quanto ao Tora, Carlinhos, FG e Silva, acho que todos já sabem. O salário deles juntos deve passar de R$ 20 MIL. Dá para trazer 2 ou 3 bons jogadores.

    Olha só a manchete que achei no globoesporte.com sobre um jogo do São José POA para onde foram o Dênio e o Xavier.

    "O atacante Rafael Xavier novamente foi o principal destaque do São José. Aos 11 minutos, ele abriu o placar com um belo gol. E aos 45 minutos, ainda no primeiro tempo, fez grande jogada e deixou o artilheiro Sandro Sotilli livre para ampliar."

    Eta indio gabirú bom esse Xavier, como fala o Rodrigo. Sandro Sotilli é o vice artilheiro do campeonato com 6 gols. O São José vai ficar totalmente sem calendário, pois está muito mal. Acho que só esses 2 mais o Dênio escapam.

    O Sandro Sotilli está com 34 anos e é um baita centroavante goledor. O caminho está aberto para ele vir para o BFC. Deve ganhar menos ou a mesma coisa que o FG.

    O Thiago, zagueirão do ano passado, está no Mogi, que está praticamente rebaixado em SP. Ainda tem contrato vigente com o Brusque. Acho que deveriam procurar
    o Rodrigo Bagé também, que está no Avenida de Santa Cruz. Também vai ficar sem calendário. São todos jogadores já aprovados.

    Tem ainda os jogadores do Atlético de Ibirama e Chapecoense, que provavelmente vão ficar sem calendário, já que o Joinville vai ganhar a vaga para a série D. O negócio é começar a negociar desde já. Depois, acontece como esse ano. Não conseguem mais encontrar jogadores porque todos já foram contratados.

    Como é bom poder elogiar um técnico. Quantas vezes eu e outros torcedores fizemos isso aqui nesse blog com o belo trabalho que o Suca fez no ano passado. Só temos que agradecer por isso.

    Mas nesse ano foi muito mal. A obrigação do Suca agora é não deixar o time cair. O BFC tem time para permanecer na primeira divisão.

    ResponderExcluir
  6. Caso o Suca não continue no BFC, acho também o Sérgio Ramirez uma ótima opção. O BFC precisa de sangue novo.

    O Ramirez é uma ótima opção, e o BFC vai ter uns 2 meses para se preparar para a Série D.

    ResponderExcluir
  7. Desculpem, queria comentar um pouco mais sobre esquema tático. Quem não quiser ler, é só rolar a barra. ;-)

    Um time de futebol tem que ser treinado em cima de esquema tático. Como colocado em um comentário acima, existem pelo menos 4 opções para o esquema tático 4-4-2 ou 4-5-1, que na minha opinião são os melhores. Eu detesto o esquema com 3 zagueiros, que o Nasareno, Belmonte e muitos outros gostam de usar.

    Uma vez definido um esquema tático, o time tem que trabalhar em cima desse esquema e das variantes, dependendo do adversário, jogadores disponíveis para aquele jogo e mando de campo (fora ou dentro). Mas são variantes. Ninguém pode mudar totalmente o esquema tático de uma semana para outra, ou dentro de um mesmo jogo como vem acontecendo com o BFC.

    Primeiro no BFC faltam ser definidas as funções e os jogadores para essas funções:

    - Volante (já definidos)
    - Meia armador (não existe essa função hoje )
    - Meia recuado (opcional, dependendo das circunstâncias)
    - Meia atacante (função não definida: opções com 1 ou 2??)

    As outras funções são as de defesa e centroavante, que são fixas e não mudam. Exceto a estratégia da subida dos alas e cobertura.

    O que temos visto é que não existe um esquema tático com variantes hoje no time do BFC. Na maioria das vezes, o time já começa capenga porque está sendo constantemente escalado sem meia armador. O time então perde a posse de bola no meio de campo, perde as segundas jogadas e as ligações sempre são feitas entre defesa/volantes e ataque, na base do chutão. Quantas vezes vimos isso em Brusque nesse ano e no ano passado também.

    As vezes, sou até favorável ao time jogar com 2 meias armadores com um deles um pouco mais avançado e um meia atacante, em vez de 1 meia armador e 2 meias atacantes. Mas se o time é escalado sem meia armador, é porque vem treinando dessa forma. Quem articula as jogadas? Quem cria as jogadas? Quem faz a ligação entre defesa e ataque? Óbvio, é o meia armador.

    Na minha opinião, jamais um time deveria treinar ou ser escalado sem essa função definida no esquema tático e sem jogador para desempenhar essa função.

    Não sei se colocar isso em prática agora no final do campeonato vai resolver 100%, mas com certeza vai melhorar. Não seria esta uma das causas de não saírem gols de atacantes? Apesar dos gols perdidos, tenho certeza absoluta que isso tem contribuído, e muito. Não adianta escalar o Bitencourt (que é um meia recuado) junto com o Valdo, o Paulinho e um centroavante que não vão sair jogadas porque falta um meia armador, um jogador de criação. Nenhum deles sabe articular, nenhum faz o papel de ligação entre defesa e ataque, nenhum sabe distribuir jogadas.

    O time já deveria estar treinando há mais de dois meses com esquema tático definido. É preferível pecar por excesso do que por falta. Como o BFC precisa definir essa função de articulação, aproveita agora que o Xipote/Bitencurt/Paulinho estão fora e coloca logo 2 de uma vez. Escale o meio de campo com o Ayub, Baiano, Léo Maringá e Aílton. E coloque o William (ou Valdo) na frente com o Diogo. Se não der certo, tira um dos dois homens de articulação e entre com o Valdo e William junto com o centroavante.

    Outra coisa. Enquanto o BFC não tiver um jogador para essa função, o time vai continuar capenga. Não adianta nem procurar muito o tal matador antes de resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  8. O Sandro Sotilli é jogar caro, talves mais caro que o Diogo. Só faz contrato bom. Mas é goleador por onde passa.

    Sérgio Ramires é o cara para série D.

    Outra coisa, estes caras que trocaram o Brusque, o Bagé, Xavier ect. que fiquem onde estão, pois não quiseram ficar no BRusque agora que vão arrumar outro time.

    ResponderExcluir
  9. Eles queriam ficar. Os clubes é que não liberaram na época.

    ResponderExcluir
  10. Também acho o Sérgio Ramires o cara. Mas se ele vier para o BFC, que não venha com o esquema 3-5-2 que usava no Marcilio. Nesse ponto eu admiro o Suca pq ele nunca veio com esse esquema tático ridículo.

    Esse esquema 3-5-2 não dá certo em time nenhum. Tem que ter 3 ótimos zagueiros, mais dois bons de opção na reserva. Resumindo, tem que ter 5 zagueiros bons.

    Tem que ter 2 alas atacantes, coisa também difícil de encontrar, e mais 2 bons pra reserva. Além disso, os alas precisam ter menos de 30 anos prá aguentarem o vai e vem desse esquema durante todo o jogo.

    Seria um desastre.

    ResponderExcluir
  11. Para a Série D acho que o Brusque tem que manter os seguintes jogadores:
    Alessando (Fica)
    Pereira (Vaza)
    Marcelo (Vaza)
    Rogério (Fica)
    Evaldo (Vaza)
    Xipote (Fica)
    Ayupi (pode ficar p reserva)
    Bitencourt (Fica)
    Valdo (Fica)
    Paulinho (Fica)
    Diogo (Vamos ver ainda)
    Barbosa (Vaza)
    William Gaúcho (Fica)mas se for para jogar e não para ficar só banco.
    Baiano, Tom, João Neto e Leonardo (Ficam)
    Tora, Carlinhos, FG, Fatori, Silva (Vão tudo embora)
    Suca e Comissão Técnica (Vazam).

    As novas peças dexam o treinador indicar, pois chega que indicação furada de empresários.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o que vc falou está certo. Só acho que o Barbosa, Marcelo, Pereira e o Fattori deveriam ficar.

    O Fattori é um menino novo, tem potencial e salário baixo.

    O Rogélio deve sair para o Figueirense ou Avaí.

    O Marcilio tem um zagueirão muito bom: Amarildo. Ele e mais um ou dois escapam naquele time. Estava ouvindo ontem os comentários na Radio Clube Bandeirantes de Itajaí após o jogo contra a Chapecoense.

    Sobre o Lorival, existe uma unanimidade: o cara é um maluco. Joga bem duas ou três partidas e depois cai na real. Espero que não façam de novo uma loucura de trazer esse cara pro Brusque.

    E aquele lateralzinho que jogou bem contra o Brusque (William de Matia, se não me engano) todos querem ver longe do Marcílio também.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o Marcelo está comprometendo demais também. Falhas como naquele primeiro gol do Joinville, e logo depois outra falha infantil que quase saiu o segundo gol. E ainda os cartões amarelos em todos os jogos, e risco de expulsão com reclamações idiotas.

    Marcelo e Barbosa até poderiam ficar, mas pra reserva. Tem que vir um ou dois zagueiros bons. O Thiago deve voltar pq tem contrato com o BFC até o final do ano. Poderiam trazer o Amarildo do Marcilio.

    O Pereira é bom lateral, não sei o que está havendo. Talvez desgaste por causa da idade.

    Acho que alguns jogadores estão indo mal por causa das escalações e esquema tático sempre errados do Suca.

    ResponderExcluir
  14. tom e joao neto, leonardo, tem q ir pra um time da segundona, pra pegar experiencia. carlinos, tora, flavio e silva tem q vazar.

    trax dois laterais, mais um zagueiro, um atacante e um goleiro.

    olha o plantel q ficaria
    :
    goleiros
    alessandro, flavio ( é esse o nome do terceiro do bfc??) Contratado.

    laterais
    pereira, evaldo, e mais dois contratados.

    zaga
    barbosa, marcelo, rogelio e mais um zagueiro

    volantes

    ayub, baiano, xipote, sandro guerreiro,

    meia - armador

    leo maginga, bittencurt, ailton, willian gaucho

    meia atacante - paulinho, valdo, fattori.

    atacantes, diogo, e mais um contratado.

    um elenco com 24 jogadores, cinco novo contratados, q tem q vir pra serem titular. e pronto, quatro dispensas e tres emprestimos.


    os jogos na serie d, sao soh aos domingos, entao nao precisa ser um plantel mto grande, sem falr q podemos contratar mais uns dois a medida q o campeonato avance.

    ResponderExcluir
  15. Desculpe cara, mas o William Gaucho não é meia armador, é meia atacante.

    O Bittencourt também não é meia armador. É um meia recuado.

    Meia armador é aquele jogador que articula as jogadas, e faz ligação entre meio de campo e ataque.

    Nenhum desse dois jogadores sabe fazer isso.

    ResponderExcluir
  16. Desculpe, ligação entre defesa e ataque e não meio de campo e ataque.

    ResponderExcluir
  17. Achei a sua idéia de emprestar alguns juniores pra segundona muito boa, como o Tom, Leonardo, Nitzche, Sandro. É isso mesmo.

    Concordo tbém com o plantel de 24, mantendo o João Neto, Valdo, William dos juniores no plantel.

    Mandar aqueles 5 que todo mundo já sabe embora, e trazer outros 4 ou 5 bons. O Thiago é um deles pq já tem contrato com o BFC.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019