A triste situação do Estádio Oscar Rodrigues da Nova
Ao ver a matéria, cada vez mais reforça minha tese contrária aos Estádios Municipais: são lindos quando construídos, mas têm manutenção cara, o que faz com que as prefeituras não invistam o necessário (quando investem) para que as praças de esporte públicas estejam em condições de uso.
O Oscar Rodrigues da Nova é uma prova de descaso.
E o Joaçaba irá mandar, mais uma vez, um jogo em Videira. Será contra o Imbituba, no ridículo horário de 11 horas da manhã de sábado. À tarde, o VEC receberá o Navegantes no mesmo Estádio Luiz Leoni.
É só repassar a exploração e manutenção para um clube. Se nenhum clube estiver interessado, o melhor é fechar.
ResponderExcluirExistem vários casos de sucesso, como o Engenhão no Rio e dezenas ou talvez centenas de outros estádios pelo Brasil. Se não me engano, a Arena em Joinville é outro exemplo.
Não leve a Arena Joinville como comparação... Quando fui lá, um dos elevadores não funcionava, o outro estava com barulhos estranhos e as cabines da imprensa visitante estavam inacabadas... e já se vê sinais de envelhecimento sem manutenção.
ResponderExcluirO Engenhão está alugado para o Botafogo.
É verdade Rodrigo, o Engenhão é alugado. Mas não deixa de ser uma boa opção também. Pode ser combinado que o valor do aluguel seja obrigatoriamente aplicado na manutenção.
ResponderExcluirProvavelmente alguma coisa parecida vai acontecer com a ARENA em Joinville. Quando o Joinville estiver bem ($$$ Ramires), provavelmente vai fazer melhor a manutenção da Arena. Mas os problemas são poucos, considerando os outros bons quesitos da Arena.
Parece também que a bela Arena de Chapecó foi construida pela ou em parceria com a Prefeitura. Que festa bonita que a população de Chapecó fez no jogo inaugural, contra o BFC. Provavelmente a Chapecoense vai se encarregar da manutenção.
As cidades precisam de estádios. O lazer é uma das principais finalidades do poder publico. Considerando é claro investimentos equilibrados em todas as áreas.
Os clubes precisam do apoio das prefeituras, empresas, e até do estado, para construir as Arenas em cidades importantes. Os clubes dificilmente tem condições de fazer sozinhos.
O clube deve ficar responsável pela manutenção do estádio.