Não deu para o Brusque

Aqui em Porto Alegre a situação foi bem complicada. A foto aí do lado faz parecer que dava pra ter jogo. Mas o árbitro Luiz Flávio de Oliveira deu condição de jogo em um campo completamente alagado, onde a bola boiava na bandeira de escanteio, com uma lâmina d´água de 20 centímetros. Mas talvez pressionado pelo fato de ser uma última rodada, ele correu o risco e mandou ver.

Olha, o Brusque venceu, mas todos nós sabemos que foi dentro do Augusto Bauer que o time acabou sendo eliminado. O jogo aquático de hoje mostrou um Brusque com muita vontade, sem querer perder uma jogada, contra um São José acomodado, que já tinha garantido a primeira posição. Paulinho, Thiago e Rafael Bittencourt, com dois gols de pênalti, marcaram os gols do Bruscão. A vaga até estava possível, principalmente contra o Pelotas empatou o jogo contra o Corinthians-PR, mas depois do time do Paraná fez mais dois e a brincadeira acabou.

Vamos analisar a campanha, e olha que fato: TODOS os times que marcaram 10 pontos, exceto o Brusque, classificaram-se. Teve time com seis pontos (Brasília-DF) e com sete (Sergipe) que conseguiram a vaga. Não é encontrar desculpa, mas faltou um pouco de sorte, provavelmente por causa do desinteresse do Pelotas, que entrou em um campeonato que não tinha interesse. Poderia ter passado a vaga para alguém.

Bola pra frente, e é hora de começar tudo de novo, na Copa Santa Catarina, tentar o terceiro título. A diretoria resolverá nos próximos dias a permanência ou não do técnico Suca. Alguns defendem sua permanência, outros preferem uma renovação.

O Brusque caiu fora da Série D, mas não fez feio como outros times catarinenses que entram no Nacional sem vencer nenhuma partida.

Ah, e a viagem foi uma loucura: voo cancelado em Navegantes (esse aeroporto é uma pocilga), uma corrida pela BR101 pra chegar a tempo no Aeroporto de Floripa, com chegada no estádio a 15 minutos do jogo. No fim deu tudo certo.

Comentários

  1. Ser eliminado com 10 pontos ou ser eliminado sem vencer nenhum jogo é a mesma coisa.
    Nos encontramos na Copa SC.
    Um abraço,
    Metroxa.

    ResponderExcluir
  2. Sem time, sem títulos, sem tradição, sem estádio, sem base...

    Se encontrar pra que? Quando voces conseguirem ganhar o primeiro título, e depois o segundo, e depois o teceiro, e depois o quarto, podemos pensar em convesar.

    Além do mais, dar bola pra torcedores que se auto-denominam metroxa... chega a dar pena.

    Eta povinho de cintura dura. Voces precisam arrumar outra coisa pra fazer. Futebol infelizente não dá certo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo 20:28

    obvio que não, teu time não ganhou nenhum jogo no Brasileiro, nosso time foi guerreiro e lutou até o fim.

    ResponderExcluir
  4. agora lutar d nv pra ter calendario ano q vem... o sante cruz tbm foi eliminado mas au contrario do brusque: o resultado do outro jg favoreceu mas o santa cruz n fez sua parte...

    agora ser campeao da copa SC e quem sabe ano q vem essa classificação n vem...

    ResponderExcluir
  5. Foi uma pena. O BFC jogou fora uma classificação tranquila.

    Dois erros capitais: as escalações nas 2 primeiras partidas. Nem vou falar nas substituições.

    No primeiro jogo cotra o São José, um esquema tático suicida. Jogar com apenas 1 volante é pedir pra levar ferro. E leva dentro de casa com um esquema desses. Erro infantil. O BFC perdeu o meio de campo e a partida.

    No segundo jogo, contra o genérico em Curitiba, em vez de apenas consertar o time e colocar mais um volante (o André Luis, no caso), entrou com um esquema 3-5-2, dificil de implementar, sem nunca ter treinado. Fez o oposto radical do primeiro erro: colocou 3 zagueiros e 2 volantes. No primeiro pecou por falta, no segundo por excesso.

    Finalmente, no terceiro jogo conguiu descobrir a pólvora: colocou 2 zagueiros e 2 volantes. Entrou om um esquema simples, o tradicional 4-4-2 e o BFC jogou bem e venceu por 4x2. Daí em diante, usando esse esqema, o BFC fez 4 jogos e ganhou 10 pontos em 12 possíveis.

    Uma pergunta simples: por que inventar?

    No primeiro jogo, como todo mundo estava escalando o time com os dois volantes, ou seja, o meio de campo com Xipote, André Luis, Claudemir e Bitencourt, ele quis mostrar que sabia mais que todo mundo. Entrou com o raçudo Léo Maringá em vez do André Luis no meio de campo, deixando o time totalmente sem marcação e sem meio de campo.

    O Suca só erra? Claro que não. Teve 83% de aproveitamento nos 4 últimos jogos, apesar de algns erros em substituições (aquela do Claudemir foi pra caba). Hoje, por exemplo, escalou muito bem o time. Sacou o Alex (horrível zagueiro: depois do Suca, foi o principal reponsável pela desclassificação) e colocou o Marcelo. Tirou as mumias do ataque e colocou o Paulinho. Perfeito. Assim como poderia ter sido o Fattori também.

    Suca deveria continuar? Acho até que sim. Opinião minha. Obviamente, nem todos vão concordar. Sou a favor da continuidade do trabalho e manter técnico o máximo de tempo possível. Principalmente se já provou que pode ganhar títulos. Eu ainda acredito que as pessoas apreendem com os erros.

    Primeira condição que a diretoria deveria colocar para o Suca (se ficar) ou para o novo técnico: escalar e dar chance para os jogadores do BFC.

    ResponderExcluir
  6. Eu não acho que o desinteresse do Pelotas possa ser uma desculpa, o único que perdeu pontos pra ele, foi o próprio Corinthians.

    Brusque foi eliminado, simplesmente por não fazer valer o fator casa, a derrota pro São José e principalmente o empate contra o Corinthians foram determinantes.

    ResponderExcluir
  7. hj deu certo pq? jogaram quem nao tem medo de sujar o uniforme.

    sem eduardo, leo, diogo e gil... o time foi outro.

    pra jogar a quarta divisao tem q ter raça.

    continuidade e aprender com os erros... eis a chave do sucesso.

    o suca pode ate ficar, mas tem q temos q ter um coordenador tecnico, um cara pra mandar no suca e fazer ele abaixar a bola as vezes e da umas aulinas tacticas tb.
    suca tem potencial... sao poucos os treinadores no brasil q conseguem manter um grupo tao na mao, mas ele eh limitado tatcamente e na parte tecnica, nao sabe desenvolver jogadores.

    tpw... quando q vai vir um treinador pra botar o paulinho e valdo no meio ou ensina eles a finalizar. alguem pra trasnformar o bittencurt em atacante. fazer do willian gaucho um otimo meia esqueda. essas coisas q faltam no suca.

    ResponderExcluir
  8. O Brusque não soube fazer a lição de casa e pagou caro por isso. Uma pena. Mas o trabalho do Suca está sendo bem feito, acho um erro parar agora um trabalho que começou ano passado. Triste essa mania dos times brasileiros de não darem continuidade aos trabalhos.

    ResponderExcluir
  9. Agora tem a Chapecoense e, se eu fosse torcedor do Brusque, torceria pra eles subirem, afinal é mais uma vaga que surge. Agora feio feio foi o fanfarrão Santa Cruz, ficando em último no seu grupo hahahahahaha.

    E concordo com o Rodrigo quando disse que o Aeroporto de Navega é uma pocilga.

    Flavinho

    ResponderExcluir
  10. o problema do suca eh o seguinte:

    quando ele ganhou a segundona...começou a fazer doce disse q tinha um monte de proposta, disse q tinha feito sua parte e que soh ficaria pra copa sc se tivesse aumento de salario e contrato ate o final do catarinense. a diretoria bancou.
    quando ganhou a copa sc e recopa, disse q queria um auxiliar tecnico e andava se axando um genio. mesmo q no catarinense o bfc nao fez uma grande campanha, a diretoria queria o suca pro brasileiro e ele fez doce de novo, dizendo q tava com saudade da familia q tinha propostas no RS q tinha time da serie b atrax dele, e a diretoria bancou de novo.

    bom dai vcs sabem das mandacadas deles no brasileiro, e tem diretor p da vida com o suca, nao pelos erros no brasileiro, mas pelo doce q ele fazia pra renovar quando tava por cima

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo o que você disse, exceto que se o Pelotas tivesse entrado para jogar, provavelmente o Brusque não teria ganho as duas partidas contra ele, e daí ficava tudo na mesma.

    ResponderExcluir
  12. Ouvi o pres. Danilo falar ontem na rádio Cidade após o jogo. É fácil verificar várias coisas.

    Primeiro, ele não está desgastado, está muito motivado e sua continuação na presidência do BFC depende apenas de 2 coisas: a continuação do patrocínio da Havan pelo menos até o final de 2010, e da prefeitura também.

    Segundo, tenho certeza absoluta que o Luciano vai continuar apoiando o BFC. E digo mais uma coisa: ele vai aumentar os valores para o ano que vem. Além de ser torcedor fanático do Bruscão, o Luciano sabe que é muito bom marketing para a Havan contar com a torcida do BFC e exposição do nome Havan na camiseta do BFC. Principalmente se o BFC estiver bem. Além do nome da cidade.

    Assim como o Danilo, que adora e ama a cidade, o Luciano e o prefeito Paulo também. Grande parte dos valores mensais que a PMB está pagando ao Bruscão estão sendo aplicados na base. E tem muitas melhorias que precisam ser feitas para o Bruscão continuar entre os 34 melhores categorias de base do Brasil.

    Os demais patrocinadores também não vão abandonar o Bruscão. Deu pra ver na festa de lançamento do Bruscão no brasileiro, quando os empresários apoiaram em peso o BFC. Todos vão continuar. A torcida vai ser cada vez maior.

    Sem dúvida continuidade e aprender com os erros são as palavras chave. O pres. Danilo falou que nesta semana será feito um planejamento. Presidente, acho que continuidade é fundamental. O Suca e o Lummertz poderiam ficar.

    Nesse caso, teria que haver as seguintes condições: primeiro, o Suca participar junto com o técnico da base, da formação dos juniores. E aproveitar, dar chance e escalar os jogadores do BFC. Fazer aquilo que o comentário 23:18
    disse:

    "trasnformar o bittencurt em atacante. fazer do willian gaucho um otimo meia esqueda. essas coisas q faltam no suca."

    E digo mais: transformar o Fattori num grande centroavante, pivô. O BFC tem quase meio time de craques, jovens ou formados pela base: Valdo, William, Fattori, Carlinho, João Ricardo. E mais o Leonardo (emprestado), João Neto (emprestado).

    Manter os jogadores Thiago, Xipote, Bitencourt e se possível, Claudemir e Nequinha.

    Importante: não errar mais nas contratações. Jogadores que dão certo são aqueles que conhecemos e que jogam em SC. SC está provando e já provou que tem hoje futebol de alto nível. Foi campeã brasileira das categorias de base, no ano seguinte foi semi-finalista. O Avaí, com o mesmo time do estadual, está próximo do G4. O Figueira está próximo do G4 no C. A Chapecoense é o melhor clube da série D.

    Jogadores para contratar tem que ser DAQUI DE SC. Jogadores que podem ser contratados sem medo de errar: Charles, Kaessler, Rogélio (está sem clube) e mais dois ou no máximo três jogadores BONS daqui.

    Tenho certeza que os erros não vão se repetir. Com um bom planejamento e iniciando o trabalho AGORA, o BFC vai ganhar de novo a Copa SC. Por isso é importante a manutanção da comissão técnica e continuidade do trabalho. Começar tudo do zero não seria bom.

    Boa sorte Pres. Danilo, e a torcida conta com toda a direção. Parabéns também ao Casão, Dr. Camargo, André. O BFC vai vir muito mais forte para a Copa SC.

    ResponderExcluir
  13. Aproveitando o gancho do anônino das 23:18 gostaria de fazer uma pergunta a diretoria do Brusque. Que mistério tem esse menino William Gaúcho. Todo mundo fala muito bem, mas será que é porque ele jogador da empresa do craque Futsal Falcão e não estão se acertando bem Falcão e Brusque?
    Sempre que esse menino entrou em sua posição sempre deu conta do recado e até gol fez, algumas vezes foi atirado na fogueira improvisado de lateral (ora um meia atacante jogar de lateral) se não foi tão bem também não comprometeu. Outro: O Fatori que foi trazido do Concórdia entrou em um jogo do catarinense ano passado e foi preterido pelos postes Gil e Diogo, também não recebeu nenhuma chance. O que querem então com estes meninos aqui.

    Acho que o Suca deve seguir seu rumo, pois se ficar vai querer trazer o Léo Maringá devolta para ser o maestro do time e renovar com o Gil e o Diogo.

    ResponderExcluir
  14. quando ganhou a copa sc e recopa, disse q queria um auxiliar tecnico e andava se axando um genio. mesmo q no catarinense o bfc nao fez uma grande campanha, a diretoria queria o suca pro brasileiro e ele fez doce de novo, dizendo q tava com saudade da familia q tinha propostas no RS q tinha time da serie b atrax dele, e a diretoria bancou de novo.

    bom dai vcs sabem das mandacadas deles no brasileiro, e tem diretor p da vida com o suca, nao pelos erros no brasileiro, mas pelo doce q ele fazia pra renovar quando tava por cima [2]

    Não sei até que ponto isso é verdade. Se for, tem que ser considerado também. Existem outros bons técnicos por aí. Pode ser mantido somente o Lummertz.

    Teve ainbda aquele caso do CT. Não se sabe até que ponto o Suca estava (ou não) amarelando os treinamentos para o Danilo e o André irem até o CT conferir. E com razão. O presidente precisa ficar em cima do trabalho.

    A direção precisa refletir e tomar a decisão certa. Se for para trazer um novo técnico, tem que ser AGORA. Estamos a 2 meses da Copa SC, e precisamos e podemos ganhar.

    ResponderExcluir
  15. Até onde sei, o William pertence ao Brusque. Pode ser que a tal empresa do Falcão seja representante do jogador, mas o William é do BFC.

    Deixa esse tal Falcão pra lá. Nós deveríamos cuidar dos nossos negócios e dos nossos jogadores. Não precisamos desse tal Falcão.

    ResponderExcluir
  16. qual o futuro de um time que não tem patrimonio,so tem uniforme e um onibus velho, me digam ????

    ResponderExcluir
  17. Agora todos sabem qual o motivo de tanta chuva em Porto Alegre neste fim de semana. O Paulinho fez gol !!!!! Alguem lembra antes deste, qual foi o ultimo gol dele pelo BFC. Pela minha memoria foi na estreia do Catarinense de 2008, contra os metroxa. Ou seja quase dois anos, o Obina passa vergonha perto do Paulinho, a ainda tem gente que grita o nome dele, pedindo para ele entrar e pior o Suca sempre atende.
    Aquele tufao em Taiwan e na China este fim de semana que passou tbm foi culpa do Paulinho, pq uma chuvinha de tres dias em POA seria pouco para um gol dele.
    VAZA PAULINHO - VAI JOGAR NO POÇO FUNDO

    ResponderExcluir
  18. Qual o patrimônio do Metroxa?
    Qual o patrimônio do Marcilio Dias?
    Qual o patrimônio do Joinville?
    Qual o patrimônio da Chapecoense?

    O BFC tem um CT como nem todos os clubes têm. Infelizmente a enchente destruiu. Mas está sendo recuperado e aprimorado. Quando recuperado, estará entre os melhores de SC.

    O BFC vai ter, como a Chapecoense e o Joinville, por exemplo, uma Arena municipal para utilizar. Esse é o sonho do Prefeito Paulo Eccel, que será imortalizado com essa obra.

    O BFC precisa aprimorar e investir no CT, numa sede para os sócios. Repensar uma solução contra enchente. Talvez uma parede de proteção no barranco do rio para a água escoar e não alagar de forma tão intensa.

    Outro patrimônio é a história e os títulos: 1 Campeonato Estadual, 2 Copas SC, 1 Recopa Sul-Brasileira, com pouco mais de 20 anos. O Marcilio Dias tem quase 100 anos e também conquistou apenas 1 título estadual. Se não fosse a história e os títulos, o que seriam hoje o Fluminense e o Botafogo?

    Outro patrimônio são os patrocinadores. Blumenau não tem hoje uma empresa com a força e nome da Havan. Além do mais, poucas empresas em Blumenau querem ap=poiar um time sem títulos, sem história, sem tradição, sem estádio, sem base e sem torcida.

    E finalmente, o maior patrimônio é a torcida. Alguém quer discutir se a torcida do Bruscão não está entre as melhores do estado?

    ResponderExcluir
  19. Outro patrimônio são as categorias de base. 34° lugar no ranking nacional. Na frente de clubes grandes como Coritiba e muitos outros. Se ficar entre os 4 nas finais desse ano, pode subir no ranking. Parabéns Casão.

    Tirando os 4 maiores, 2 da capital, 1 de Joinville e outro de Criciúma, qual o clube de SC que tem um patrimônio igual ao BFC?

    Talvez a Chapecoense, com 2 títulos estaduais. A briga aí é boa. Ganhamos em Copas SC, Recopa, nas categorias de base, mas perdemos em títulos estaduais.

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo, é verdade que o Fartori foi dispensado e vai retornar a seu clube de origem, e q o willian esta indo para o Jaragua?

    ResponderExcluir
  21. Para a Copa SC, o BFC tem com 7 jogadores da sua base, 5 jogadores que tem contrato (Bitencourt, Valdo, William até 2012; Paulinho até 2011; Thiago e Xipote até dezembro). O Vanderlei, Marcelo, André Luis, Pereira querem ficar, e não são jogadores caros.

    Na minha opinião, pra disputar a Copa SC, o BFC precisaria contratar apenas 3 jogadores: um lateral esquerdo, um meia armador, um centroavante e manter 4 jogadores que querem ficar. Todo o banco e opções de plantel são jogadores do BFC.

    Eu montaria um time como esse aí de baixo para a Copinha. É um time não muito caro e competitivo, como quer o presidente Danilo.

    Vanderlei (quer ficar)

    Pereira (quer ficar)
    Marcelo (com tratamento psicológico quem sabe)
    Thiago (contrato até dezembro)
    Lucas (ex-lateral do BFC) - SUGESTÃO

    Xipote (contrato até dezembro)
    André Luis (quer ficar)
    Dênio (ex-meia armador do BFC) - SUGESTÃO
    Bitencourt (é do BFC - contrato até 2012)

    Valdo (é do BFC - contrato até 2012)
    Charles (ex-Marcilio) - SUGESTÃO

    OPCÕES:
    William, João Ricardo, João Netto, Tom, Paulinho, Nitsch, Leonardo (TODOS DO BFC) e mais 3 ou 4 jogadores dos juniores para compor os 23 do plantel.

    Os jogadores que aparecem como OPÇÕES disputariam posição com aqueles do time base. Não é um plantel nem um time do outro mundo, mas é quase todo do BFC e tem condições de disputar de igual para igual com os outros times.

    Obs: não sei como está o caso Marcelo Fattori. Ouvi dizer que vai voltar pra Concórdia. Se for, é pena. O João Neto, Leonardo e Tom que estavam emprestados estão voltando, e William não vai mais ser emprestado para o Juventus.

    ResponderExcluir
  22. Só que neste época os juniores ainda estarão disputando o campeonato estadual e o William Gaúcho que ainda é junior, o Nitsch e as outras opções como você que poderão fazer parte do plantel e sendo assim o Brusque querendo ou não vai ter que contratar. E aqui para nós, tirando o William e o Nitsch acho que mais ninguém tem condições no momento de integrar o grupo principal. Talvez o Tairo (zagueiro)

    ResponderExcluir
  23. Vc tem razão, mas o Catarinense de Juniores não dura mais do que 2 meses, já que apenas 6 clubes disputam. Seriam 10 jogos de ida e volta, provavelmente com 2 jogos semanais. Deve terminar antes de iniciar a Copa SC.

    A minha idéia seria fazer as categorias de base com os 11 titulares treinarem contra o plantel em formação.

    Pré-condição para qqer técnico: trabalhar o profissional JUNTO com as categorias de base. O técnico deveria trabalhar com o Osnildo de auxiliar. Os dois técnicos trabalhando ao mesmo tempo os juniores e profissionais. Se o Suca ou qqer outro técnico não aceitar essa condição, não tem contrato.

    REGRA NÚMERO 1: TRABALHAR COM OS PROFISSIONAIS E BASE AO MESMO TEMPO, JUNTO COM O OSNILDO. Acho até que seria melhor um novo técnico, começar com outro espírito e com essa condição imposta pela direção.

    O BFC tem João Neto, Carlinho, Leonardo, Tom, Valdo que não são juniores, mas são do BFC. E tem o retorno do Fattori no final da divisão especial (um erro ter emprestado. se ainda desse para desfazer, seria ótimo). Tem William, Nitsch, João Ricardo que podem até jogar de titular. Só aí são 9 jogadores.

    Mais o Bitencourt, Paulinho, Xipote, Thiago (contrato), Alessandro, Vanderlei, Marcelo, Pereira, André Luis (querem ficar). São 18 ao todo.

    Mais 3 que precisa contratar: Lucas, Dênio, Charles (sugestões), já são 21. Os outros 4 ou 5 saem dos juniores.

    O importante é formar um grupo e colocar esse plantel para trabalhar junto com os juniores até o início da Copa SC.

    ResponderExcluir
  24. Caros Amigos de Brusque... acompanhei o jogo contra o Pelotas aí em Brusque e contra o São José aqui em POA, mudou da água pro vinho! Não tinha a mínima condição de jogo e mesmo assim ganhamos na superação.
    Vejam só , acredito que um resultado foi mortal para a desclassificação que foi o empate em casa contra o Corinthias.
    Contra o SJ(lider)ganhamos uma e perdemos outra, contra o Pelotas ganhamos as duas (não esqueçam que caso o Pelotas estivesse interessado seria ruim para os outros também), e finalmente perdeu para o Corinthias no Paraná(nada de mais) e não poderia ter empatado em casa!!!
    Tudo isto é campo e todo mundo sabe ,mas o que ninguém sabe(estou incluido) como é dificil fazer futebol sem recursos. Contratar e manter bons jogadores, fazer patrimônio, manter a operação, hoteis , transporte etc...
    Flauta interna, flauta externa, divergências de opiniões, situações polêmicas...tudo faz parte deste fantástico mundo do futebol, e de uma maneira ou de outra sempre acabam contribuindo.
    Vida longa ao Bruscão e a todos que lutam pelo sucesso e um futuro melhor deste CLUBE e das familias que dele dependem.
    Deixo aqui um abraço sincero a todos e dias melhores virão para quem luta!!

    Daniel Fattori

    ResponderExcluir
  25. O empate em casa tirou a classificação do BFC, mas o fator principal foram as 2 derrotas nos 2 primeiros jogos.

    O que tirou o BFC da Série D foi o esquema tático e as escalações totalmente equivocadas do Suca, já comentadas, com derrota nos 2 primeiros jogos. Essas derrotas para concorrentes diretos (1 dentro de casa) colocou o BFC na obrigação de ganhar todos os 4 jogos restantes, ou seja, fazer 100% de aproveitamento em 4 jogos. O BFC conseguiu fazer 83% de aproveitamento nos 4 últimos jogos, e não foi suficiente.

    O furo é mais em baixo. Os 3 pontos perdidos para o São José em casa não foram recuperados com a voitória fora contra o Pelotas. Teria sido melhor empatar ou perder o jogo contra o Pelotas e ganhar uma das duas em casa contra os concorrentes diretos.

    Além do jogo em casa contra o São José, aquele jogo no Paraná estava muito bom para o BFC até o Marcelo ser expulso. Perdeu váriuos gols, mesmo com a escalação totalmente bizarra. O Suca teve que queimar as 3 alterações até o início do segundo tempo para consertar aquele maldito 3-5-2 inventado na última hora e que desmontou o BFC. O genérico fez o segundo gol no último minuto do jogo.

    ResponderExcluir
  26. O Suca não gosta do Osnildo e nem o Osnildo gosta do Suca. Não tem como dá certo os dois trabalharem juntos.

    ResponderExcluir
  27. Mais um motivo forte pra trocar de técnico. Sem essa sintonia entre base e profissional, não tem papo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019