Brusque 1x2 Criciúma: muita coisa pra arrumar

Fui a Itajaí com o pensamento fixo que o Brusque tinha a obrigação de mostrar um bom resultado, mesmo sendo um jogo de primeira rodada, onde avaliar um time é meio temeroso. Mas o meu motivo era um só: o time do Criciúma era fraco, envolto em brigas no treinamento e sem padrão tático no início da Copinha.

E aí, Suca vai a campo com um esquema que até agora quero entender: três zagueiros, sem um ala esquerda, Valdo na armação e Leonardo no ataque. O esquema 3-5-2 não é novidade no Brusque, mas eu esperava que o treinador ao menos colocasse um jogador de ofício na ala esquerda, seja Dênio ou Lucas, para não sobrecarregar Pereira na direita. No meio, Ailton tinha a companhia de Valdo que foi o mesmo Valdo de sempre, com medo de jogar bola. E no ataque, o treinador optou por deixar Kanu no Banco de Reservas, colocando um atacante da base que a bola queima nos pés.

O Criciúma teve Fabinho expulso aos 10 minutos, e o Brusque tinha o controle do jogo. Cheguei a ver o Tigre com todos os jogadores no campo de defesa, num retrancão daqueles. Mas como o Brusque não tinha ataque, quem não faz toma. Aí, a zaga do Brusque foi testada.

A formação com três zagueiros, na teoria, deu segurança ao Brusque. Mas na primeira vez que ela foi apertada, abriu o bico: Bola enfiada para Éder, que tirou do goleiro e abriu o placar. Minutos depois, outra bola no meio, e Leandro fez dois. Teve o volante Xipote, melhor em campo do Brusque, fazer a parte do ataque e meter um chute de fora da área, para fazer o único gol do time.

A arbitragem foi um caso à parte: apadrinhado do Delfim, o tal do Josué Lamim se atrapalhou: expulsou Pereira em uma falta de cartão amarelo e não expulsou David Dener em uma falta bem pior. E quase faz lambança maior, quando marcou um pênalti em um escanteio sem prestar a atenção para a auxiliar Maira Labes, que apontava que a bola havia saído.

Muita coisa há pra ser arrumada no Brusque para o jogo de quarta a tarde, contra o Avaí B. Suca terá muita coisa para arrumar em pouco tempo, e a diretoria precisa achar mais um atacante. Tou sentindo que esse Kanu não vai resolver. E tem outra: o Brusque precisa abandonar alguns vícios, como Valdo e Paulinho. Eu já desisti de qualquer esperança sobre eles. Não tem jeito deles renderem.

Comentários

  1. Rodrigo, tinha preparado esse comentário antes de ler o post. Vc viu a mesma coisa que eu!! Não dá pra entender. Muito doloroso voltar de Itajaí com uma derrota dessas.

    Não adiantou pedir PRA NÃO INVENTAR, que esse esquema 3-5-2 é difícil de ser usado, só se dá bem quem tem as peças certas, precisa ser muito bem treinado, pouquíssimos times usam porque não é bom, etc. etc. Não faltaram avisos aqui no blog, comentários pelas rádios. O mesmo desastre daquele jogo contra o genérico em Curitiba e de todos os outros em que esse esquema foi utilizado. Esse esquema só funciona quando se tem pelo menos 2 zagueiros extraordinários e 2 alas muito bons. O BFC não tem nenhuma das duas coisas. Alguém conseguiu entender essa escalação 3-5-2 SEM ALA ESQUERDA?

    Resultado: um time totalmente aleijado do lado esquerdo, tendo um lateral de ofício e dois meias canhotos no plantel. Não dá pra entender. Quando utilizar esse esquema novamente (espero que não mais), pelo menos tem que acertar na escalação. O lado esquerdo do BFC ficou vazio DURANTE TODO O JOGO. O que se viu em campo foi um time totalmente capenga, que não conseguiu se impor nem com um jogador a mais.

    Quando o Criciúma ficou com um jogador a menos, A PRIMEIRA COISA QUE VEIO NA CABEÇA DE TODOS QUE ESTAVAM ASSISTINDO O JOGO é que o técnico iria tirar um zagueiro e colocar o Dênio ou o Lucas pra jogar aberto pela esquerda. MANTER 3 ZAGUEIROS E 2 VOLANTES com um jogador a mais??? Quem consegue entender uma coisa dessas???

    Não vamos dizer que faltou aproveitar as oportunidades. O BFC só conseguiu criar uma ou duas oportunidades pq estava com um jogador a mais.
    __________________________

    Pior ainda foi ouvir o comentário do Xiru. Até gostei das suas críticas a esse esquema 3-5-2, e da análise individual de alguns jogadores. Mas sugerir um 4-4-2 e COLOCAR O PAULINHO DE ALA DIREITA E AINDA MAIS IMPROVISADO????

    Xirú, em esquema 4-4-2 NÃO EXISTE O CONCEITO DE ALA. Quando se joga com 2 zagueiros, utiliza-se LATERAIS E NÃO ALAS. VOCÊ QUER QUE O BFC TOME GOLEADAS??? Já não chega as besteiras comentadas acima, e agora você consegue inventar uma pior ainda??? Sugerir colocar o Paulinho IMPROVISADO no lugar do Pereira fazendo a ALA DIREITA num esquema 4-4-2 é pracaba. Coisa de quem não entende de futebol, de quem não é do ramo, como já falaram aqui no blog.
    _______________________

    Nada está perdido ainda. Temos um bom plantel, precisamos recuperar esses pontos. Mas por favor Suca, não acaba com o nosso time. Abandona de uma vez por todas esse 3-5-2 e não inventa agora de improvisar um lateral direito. Até a volta do Pereira, o lateral direito tem que ser o João Neto, que é a única opção que temos. Escala também um lateral esquerdo de ofício. Se o Lucas não estiver bem ainda, coloca o Dênio, que sabe jogar ali. Pelo amor de Deus para de inventar senão vc vai colocar o BFC na lanterna do campeonato, tendo nas mãos um bom plantel que poderia até disputar o titulo.

    ResponderExcluir
  2. Presidente Danilo, não podemos desanimar. O projeto do BFC viável como clube passa por diversas coisas: planejamento estratégico, departamento de futebol, marketing, estádio, etc. Existem pessoas com vontade de colaborar, e como vc falou, o BFC precisa de oxigenação, novas idéias.

    Essa Copa SC deve ser vista como um laboratório. Nesta fase, o que vier é lucro. O importante é o clube se manter na elite e reconquistar a vaga na Série D. Se não der agora, vai ser no estadual.

    Foi muito bom ter conversado com vc no Hercílio Luz. Nós vamos conseguir aquilo que o Luciano quer: colocar o BFC entre os grandes do futebol catarinense. Brusque já esteve a frente do futebol catarinense por 10 anos durante a década de 50. Naquele tempo, Joinville, Florianópolis e Blumenau já eram cidades bem maiores que Brusque. Por que não pode dar certo agora também? A luta tem que continuar.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. o cara faz um comentario antes do posto? essa eu nao entendi, o cara deve ser vidente, hehehehhe.


    mas eh isso ai.. o suca inventou de novo, simples tira o leo e bota o lucas ou denio, deixando o ailto no meio e o valdo como segundo atacante.

    aahh..e o ximbica e o marcio alcides nao tao mais no bfc?

    ResponderExcluir
  4. Tem que tirar um zagueiro e colocar um lateral esquerdo, e não tirar um atacante.

    Se fosse pra tirar o Leonardo, eu colocaria o Wiliam Gaucho, fazendo um 4-5-1 com o Ailton e Valdo e ajudando o Giovane na frente.

    Tem que ser vidente mesmo pra adivinhar que viria um post sobre o jogo.

    ResponderExcluir
  5. Ouvi algumas pessoas chamando o treinador de burro (isso todo mun do sabe que ele é), mas mais burro ainda é quem renova o contrato de um treinador que não pensa no clube (instituição) e sim em se projetar para arruma almo melhor.

    Como o Rodrigo e Xirú detestam o Valdo, o que esse menino fez para receber duras criticas. Porque não fizeram as mesmas critica para o Ailton que é um jogador ridiculo, veterano, não acertou nenhum escanteio, nenhuma cobrança de falta e fez muito menos que o Valdo.

    Laboratório se faz com atletas novos e desconhecidos e não com jogadores que todos sabem o que podem render e todos estes que estão sai todos nós já sabemos das limitações.

    Diretor de futebol que entenda urgente senão é segundona em 2010 (e o projeto não é isso).

    ResponderExcluir
  6. Olha, creio que cada um tem um pouco de razão.
    O Suca é burro mesmo, também não entendo como a diretoria foi renovar com ele.
    Quanto ao Valdo, ele realmente não jogou bem, mas na minha opinião também não complicou, pior foi o ailton, que eu sei que tem qualidade, mas não agüentava correr em campo, tava morto.
    Quanto a Kanu, também acho que não vai dar conta do recado.
    Acredito muito no clube e na diretoria, mas não neste elenco ai, salvo alguns que tem vontade, como o xipote.
    O problema do brusque é sempre o mesmo, joga de igual para igual com qualquer time de sc, mas nunca faz gol, e quem não faz toma.
    Agora quero falar de outra coisa, daquela torcida de bandidos que é a do marcilio.
    O jogo de ontem nem era com o time deles, mas ele foram la.
    Assim que eu e dois amigos chegamos, nem bem demos 10 passos fomos encurralados por uns 8 torcedores do marcilio, ficaram ameaçando e fizeram agente tirar a camisa, somente depois de explicarmos que a camisa não era de torcida (estávamos com a amarela), e que eles devolveram.
    Durante o jogo, foram la na torcida do criciúma e ficaram olhando a gente, na saída, tinha uns 15.
    Assim que saímos do estádio, cerca de uns 15 metros da saída, vieram correndo, gritando que éramos da torcida organizada (mesmo sem ninguém estar de camisa), me deram um soco e uma joelhada nas costelas, um soco em outro amigo, e um ponta pe em outro, corremos pela rua e conseguimos voltar ao estádio, que para variar já não tinha nenhum PM.
    Quando voltamos para o carro, tinha um senhor de uns 50 anos com o filho e a filha chorando, eles tinham batido no filho dele e feito ele tirar a camisa (do time), e levaram embora.
    Os caras tem que ser bandidos mesmo, por que se dar ao trabalho de sair do barraco na favela em pleno sábado de chuva para arrumar encrenca em um jogo que nem e do time deles, e coisa de bandido mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo + Xirú + comentário = http://blogdorafaelholatz.blogspot.com/2009/10/aconteceu-de-tudo.html

    ResponderExcluir
  8. É só perder 1 jogo que os cornetas entram em ação. Concordo que o Suca errou feio, jogar com 3 zagueiros e SEM ala esquerdo é pra fude o time, poh não tivemos uma saida pela esquerda, não fomos uma vez na linha de fundo pelo lado esquerdo e ainda quando foi expulso 1 jogador do Criciuma, ele não tirou 1 zagueiro. Agora vou falar outra coisa, calma minha gente, os caras da diretoria tão fazendo o possivel e o impossivel pra colocar um time em campo, sem grana pra montar o times dos sonhos de todo mundo.. jogamos de igual pra igual com o CRICIUMA, perdemos 3 gols feitos e ai vem 1 corneta e mete o pau em todos, dizendoque ta tudo errado, futebol não é assim. Vamos aguardar pelo menos mais umas 3 rodadas para ai sim ter uma idéia do time. Agora 3/5/2 nunca mais Suca, só sego nao viu isso. Temos time e elenco pra chegar bem na frente, agora falta o Suca só arrumar esse erro.

    ResponderExcluir
  9. Vai entender , o cara diz" é só perder um jogo que os CORNETAS entram em ação". Logo depois, comenta "Concordo que o Suca errou feio, jogar com 3 zagueiros e SEM ala esquerdo é pra fude o time, poh não tivemos uma saida pela esquerda, não fomos uma vez na linha de fundo pelo lado esquerdo e ainda quando foi expulso 1 jogador do Criciuma, ele não tirou 1 zagueiro.Agora 3/5/2 nunca mais Suca, só sego nao viu isso. Temos time e elenco pra chegar bem na frente, agora falta o Suca só arrumar esse erro."

    No mínimo um BAITA hipócrita.

    ResponderExcluir
  10. Desse jeito fui obrigado a fazer uma averbação/edição/atualização ou o que quer que chame. Confiram lá: http://blogdorafaelholatz.blogspot.com/2009/10/aconteceu-de-tudo.html

    ResponderExcluir
  11. pois eh itajai eh triste.. eh por essas e outras q o marcilio ta onde ta, torcidade organizada de bandidos, diretoria igual.

    coitados das pessoas de bem q nao podem ir la por causa dessa furia marcilista.

    agora a nossa diretoria faze jogo em itajai eh pra caba tb, q faça la em chapeco, menos ali.

    ResponderExcluir
  12. Rafael

    Concordo com o Anônimo 18 de Outubro de 2009 22:31.

    Ele chamou de cornetas aqueles que malham o plantel antes do tempo. Defendeu a diretoria, defendeu o plantel dizendo que é muito cedo pra malhar, e apontou corretamente os erros do técnico. O que há de errado nisso?

    Concordo quando diz que esse não é o time dos sonhos, mas foi o que a direção conseguiu com os recursos escassos que possui.

    O pior erro foi do técnico. O time jogou de igual para igual com o Criciuma, que convenhamos não é grande coisa, mas investiu muito mais que o Brusque. Com os erros infantis do Suca, se o time fosse tão ruim, teria sido facilmente goleado. Apesar dos erros do técnico, conseguiu jogar de igual para igual contra um time que hoje disputa a série C.

    ResponderExcluir
  13. Porque o Brusque conta com 2 preparadores de goleiros? e o goleiro Alessandro, saiu como idolo aqui do brusque pra fica na reserva la no Ibirama...que troca em?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo 19 de outubro de 2009 00:25: Ele falou que basta o time perder uma partida e já aparecem diversas pessoas querendo falar mal. No entanto, logo após, criticou duramente o técnico, falando mal. Da diretoria, falou o que todo mundo sabe e não precisa dele para que diga.

    Ele chamou o pessoal de cornetas mas veio cornetar pra cima do Suca. Foi isso que eu quis dizer. Foi hipócrita ao chamar os outros de cornetas, excluindo-se, para, logo depois, cornetar o Suca. Sem contar o cego com "s", que desqualifica qualquer um.

    ResponderExcluir
  15. A definição de corneta é o cara que critica sem argumentos, apenas por criticar.

    Existem argumentos de sobra pra criticar o Suca. Tudo o que falamos, e ainda outras que não foram ditas. O que não pode é aceitar passivamente esses erros infantis que ninguem consegue entender.

    Querer criticar o plantel que não tem culpa de nada e que ainda não teve oportunidade de mostrar é CORNETEAR SIM.

    Erros de portugues não descredenciam ninguem. Ele é apenas um torcedor, não é jornalista. Eu consegui entender tudo que ele escreveu, e o tal erro que vc se refere é irrelevante nesse contexto.

    Vamos trabalhar a favor do nosso Bruscão e não contra.

    ResponderExcluir
  16. Incrivel. Com toda aquela lama que estava o campo, o Ailton conseguiu terminar o primeiro tempo sem sujar o calção.

    Esse blog foi feito pra nos lêr, e depois alogiar ou criticar o assunto. Ninguém tem que se meter se alguém tá cornetando ou elogiando.

    Concordo com alguém lá de cima que disse que com esse time vamos para a segundona em 2010.

    ResponderExcluir
  17. A única certesa que tenho, é que realmente a Cidade de Brusque merece o Clube na SEGUNDONA. De que adianta 5 Diretores ficarem se batendo pra colocar um clube profissional em campo?? Quem merece mesmo time de Primeira Divisão é Cidades grandes, como, Chapecó, Lages, Itajaí, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, essas cidades sim merecem, pois tem grandes investidores, estádios próprios em condições e outros estádios municipal em perfeitas estados. E não aqui em Brusque que fica 5 diretores bobão se fudendo.
    Brusque FC não tem estádio.
    Brusque FC não tem receita compatível a primeira divisão.
    Brusque FC é apenas um metido no meio de grandões.
    Brusque FC tem Títulos e uma torcida apaixonada.
    Repito, Brusque FC só tem 5 bobão querendo aguendar um clube na primeira divisão e tentando disputar de mano com esses grandes Clubes.
    Danilo deveria largar o Clube após a Copa SC, ai vc pode pegar o Clube e montar um time de Primeira Divisão.
    Concordo, Brusque merece time de segunda.

    ResponderExcluir
  18. Falou tudo metroxa. Vc só esqueceu uma coisa: Brusque tem idiotas como vc, que só sabem falar MERDA.

    Se vc não é de Blumenau, deveria se mudar pra lá.

    É o lugar ideal para otários como vc.

    ResponderExcluir
  19. Quem é que tem estádio próprio?
    Metro?
    Joinville?
    Marcílio?
    Lages?
    Chapecoense?

    Todos esses tem estádios municipais, deixa de falar besteira.
    Merece jogar na primeira quem tem time para competir.
    Por isso Marcilio está na segunda e o Joinville ja merece estar.
    Metro e Jonville, estadio do Sesi e Municipal, um investe um monte, mas como o time é de alugel (veio de criciuma), não tem torcida, titulo, estadio, emfim não tem nada.
    O outro investe mais ainda, depois que o presidente da FCF deixou de ser de Joinville não ganhou mais quase, nada, orçamento de serie A, times de série D, quando consegue vaga.

    ResponderExcluir
  20. Wendel, vc se dá ao trabalho de argumentar para esse lixo?

    Comento há muito tempo aqui no blog, sempre me mantive na linha mas esse cara extrapolou a minha paciëncia.

    Quem conhece um pouco da história do futebol de SC sabe que na década de 50 quem mandava no futebol de SC era Brusque.

    Tivemos 3 títulos estaduais da divesão principal de SC, 2 do CACR, e 1 do Paysandú.

    Isso sem contar com os títulos de 1957 e 1958, que o CACR ganhou dentro de campo e foi ROUBADO nas 2 finas contra o Hercílio Luz porque o governador do estado naquela época era Heriberto Hulse do sul do estado, e torcedor fanático do Hercilio Luz. Portanto foram 5 títulos em 10 anos.

    Tivemos em Brusque a maior partida de futebol ja realizada em SC, reconhecida até pela FCF: CACR 5 X 5 BOTAFOGO, poucos meses antes do Brasil ganhar a copa do mundo de 1958. O time do Botafogo que empatou em Brusque era a base da seleção brasileira, com Garrinha, Didi, Nilton Santos e outros.

    Brusque tem o clube mais antigo de SC, que por duas vezes representou o estado no Campeonato Nacional de Seleções estaduais, que equivalia na época ao campeonato brasileiro da série A hoje.

    Hoje o clube de BRUSQUE é O BFC, que vai resgatar toda a nossa tradição no futebol.

    Nenhum dos clubes que esse lixo citou tem um patrocinador com a força da Havan, que vai investir muito mais daqui a algum tempo porque o Luciano Hang quer ver o BFC campeão estadual. E nós vamos fazer o que ele quer. Pode acreditar.

    Agora vem um boiola desses vomitar um monte de besteiras sem conhecer nada da tradição e história do nosso futebol, falando de Blumenau, Lages, Jaraguá do Sul, etc que nunca chegaram e nunca vão chegar aos nossos pés.

    Eu tenho certeza que esse lixo é de Blumenau.

    ResponderExcluir
  21. Só mais um recado para aqueles que pensam que o CACR um dia vai voltar.

    Embora respeite a tradição e história do CACR, somente um bando de débeis mentais podem acreditar em ressucitar um clube que já morreu fazem 40 anos. Se hoje conseguir 150 torcedores é muito. A prova disso foi o último campeonato que disputou poucos anos atrás. O maior público foi 100 pessoas.

    Hoje o clube de futebol de Brusque chama-se Brusque FC, que vai passar como um rolo compressor por cima de quem ousar desafiar.

    Colocaram uma placa ridícula no Augusto Bauer. Tive vontade de rir junto com o Danilo e o Camargo, quando me mostraram hoje de tarde. Como são ingênuos.

    ResponderExcluir
  22. O NOSSO AMIGO AI, FALOU TUDO ISSO TUDO AI EM BAIXO, NO OUTRO POST! FAÇO DAS DELES AS MINHAS PALAVRAS:
    PARABÉNS...

    Com o pouco DINHEIRO que o BFC tem, montou um elenco muito bom sim.

    Agora vamos deixar eles trabalharem, pois foi apenas a Primeira Rodada, e o cara que falar mal desse ou daquele, é que é corneta sim e que não entende nada de FUTEBOL mesmo, o único culpado dessa derrota se chama Suca.

    O BFC ta fazendo além das espectativas, não querendo voltar no tempo, mais temos que deixar bem claro, que na atual gestão (Danilo) o BFC ficou CAMPEÃO da Divisão Especial, Copa SC e Recopa Sulbrasileira em 2008 e em 2009 fez um Campeonato Catarinense mediano e uma Séie D a baixo do que podia fazer, em quanto os bambambam Metro, JEC, Criciúma não GANHARAM NADA, ali sim foi INCOPETENCIA na contratação, pois mesmo tendo GRANA não conseguiram subir no lugar mais alto do Pódio.

    O BFC está sem grana como todos estão cansado de saber, e que FUTEBOL sem grana é foda, pois jogadores de qualidade ou de nível melhores, não é facil de contratar com salários menores. E mesmo assim, no MEU ponto de vista, o BFC montou um elenco dos melhores, dentro da REALIDADE do CLUBE.

    E mesmo assim, tendo uma FOLHA SALARIAL DE 70% A MENOS do que a do Metro, Joinville e Criciúma, vcs podem ter certesa que FEIO o BFC não vai fazer, vai disputar todos os jogos de IGUAL para IGUAL com todos os Clubes, mesmo NÃO tendo VERBA nem perto desses Clubes citados.

    No MEU entender, sábado diante do Criciúma, perdemos para nóis mesmo, primeiro na escalação 3.5.2 sem saída pela esquerda, depois por jogar com 1 jogador a mais e o Suca não sacar 1 zagueiro para colocar Dênio ou Lucas e depois pela falta de copetência na finalização!

    Quem tem a OBRIGAÇÃO de ser CAMPEÃO é o Metro, Joinville ou Criciúma que estão gastando muito, mais muito mais do que o BFC tem para gastar, mais podem ter certesa, se esses clubes bobiarem, o BFC chega de novo.

    A folha Salarial do BFC deve girar em torno de R$ 60.000,00 em quanto a do Metro gira em torno de R$ 160.000,00 e a do Joinville em torno de R$ 200.000,00 MÊS, ai meu amigo, MILAGRE nem sempre a diretoria consegue fazer. Isso que estamos falando em cima de FOLHA SALARIAL, fora o EXTRA CAMPO que gasta mais o MESMO tanto com: Energia, Aguá, Alimentação, Concentração, Viagens, Hoteis, Apartamentos Alugados, Despesas com Federação, Funcionários, Uniformes, fora o extress e outras coisas mais...

    Temos que CRITICAR o BFC em cima da realidade financeira do Clube e não comparando com os outros Clubes com Folhas Salariais BEM mais altas.

    Um grande abraço a todos os VERDADEIROS torcedores do meu querido BRUSCÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  23. rodrigooo corneteroo...decha os gurii oque tu tem contra eless???w te fizeram alguam coisaaa??? qual foi as chances que o brusque teve no primero tempoo e com quem??? tu ama os medalhoess...nao gosta de ninguem da baseeee...vai narra jogo do metroxa entaoooo...

    ResponderExcluir
  24. É o Rodrigo e o Xirú que não gostam da menina da base. Só ouvi falarem mal do Valdo e do Leonardo. E os outros, será que jogaram bem? Escjutei estes dias no rádio quando os juniores perderam para a Chapecoense um comentário idiota do xirú, dizendo que perderam para oúltimo colocado. A chapecoense brigou pela vaga até a última rodada. Não ouvi eles elogiarem quando ganharam do Avai com Menina, Cristian e Cia e do empate com o Figueirense líder absoluto do hexagonal. Quando repórter pega no pé é fod.......

    ResponderExcluir
  25. Para o comentário do Janio:
    Não deu pra entender o que vc quis dizer na frase abaixo...se vc escutou ou se vc ejaculou...

    "Escjutei estes dias no rádio quando os juniores perderam para a Chapecoense um comentário idiota do xirú, dizendo que perderam para oúltimo colocado"

    Agradeço se nos desvendar este equívoco

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Entedeu? Então não xacuiaa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019