Bandeira é faixa de organizada?

A cena aconteceu ontem, em Brusque, e traz mais uma preocupação quanto às restrições que existem ao torcedor que vai ao estádio. Já não pode beber uma cervejinha, e agora não pode levar uma bandeira que já é tratado como criminoso.

A situação foi a seguinte: como todos sabem, torcidas organizadas que não possuem o famoso cadastro na FCF não podem expor as suas faixas no Estádio. Apesar de ser controverso, ninguém discute a determinação. Mas o que aconteceu ontem no Augusto Bauer foi muito pior: do lado do Brusque, um torcedor levou uma bandeira colorida com o escudo do Brusque estampado no meio. A Polícia arrancou a bandeira, dizendo que seria de organizada. E existe torcida organizada de um torcedor só? É probido levar e mostrar uma simples bandeira com o brasão do clube?

Da mesma forma, uma faixa da torcida da Chapecoense com a inscrição "somos mais do que 11", que mostra a paixão de torcedores que viajaram mais de 500 km para acompanhar o seu time que luta contra o rebaixamento, foi retirada sem dó pela PM. O que uma frase tão legal caracteriza uma torcida organizada, hein?

Já tivemos exemplos piores. Aqui em Brusque, há uns dois anos, queriam proibir a entrada dos rádios de pilha no Estádio, e quando o Metropolitano jogava em Timbó, a mesma polícia proibiu entrada de torcedores que usavam camisas de sócios do clube de Blumenau, só porque tinham o escudo estampado de forma estilizada.

Há se diferenciar o que é a manifestação individual, de um grupo de torcedores e de torcida organizada. Há uma grande diferença entre estes três grupos, e a Polícia não quer nem saber.

E faço aqui uma referência ao major Varela, responsável pelo policiamento no Augusto Bauer ontem, que se negou a dar entrevista ao repórter Giovane Ricardo, da Rádio Cidade, sob o pretexto que "estava trabalhando". Com insistência, ele disse que retirou as bandeiras sob determinação da FCF. Acho que ele também não sabe que a tal determinação envolve as organizadas, e não o torcedor comum.

Comentários

  1. nem digo nada.

    os caras que sobem no parapeito e ficam se xingando o jogo todo, a pm nao faz nada. os bebados que vao soh pra arrumar confusão ninguem faz nada.

    deixa o cara ir com a faixa, qual o problema.

    por fim, digo que o trabalho da pm na sociedade eh mto bom, mas quando o assunto eh futebol eles pecam.

    axo que a pm deveria apenas fazer a segurança externa dos jogos e dentro dos eatadios cada clube que promova a segurança dos torcedores.

    ResponderExcluir
  2. qnd cheguei no estádio, o Daniel Boing falou pra mim que a policia tinha tirado a bandeira dele, olhei lá, eles estavam tirando a da torcida da chape tmb, fui la perguntar pro PM porque, ele respondeu que era determinação da FCF, eu ainda disse que a bandeira só tinha um escudo do clube, que não tinha nada a ver com organizada, mas ele disse que a ordem tinha sido passada pra ele e ele teria que acatar, Palhaçada do velho barbudo

    ResponderExcluir
  3. Segundo fontes internas a corporação resolveu em um acordo coletivo retaliar as ultimas noticias passadas pela imprensa que...."PM vai de mão gosto para o estadio" e mostrar realmente o que em tese teriao que fazer caso fossem aplicar a risca o que lhes é passado......segundo eles já sabiam do bafáfá que iria acontecer. Parece que o proximo jogo ta tudo liberado......é mas uma de "MOSTRAR QUEM MANDA" do que se fazer cumprir a lei.

    ResponderExcluir
  4. E em Joinville, no jogo JEC x Atlétibo/IB, a PM proibiu a entrada do radinho de pilha. É PRA ACABAR MESMO!!! É assim que querer ver os estádios cheios????? Jogos nas 2ª, domingo a noite, 4ª as 21:50, sem cerveja, sem bandeira, sem rádio...

    ResponderExcluir
  5. 'o papel do torcedor é torcer, não brigar' torcer como nessa merda de campeonato se tudo é proibido? vivem pedindo festa e não violência, porém as festas são proibidas

    segurança em estádio quem tem que fazer é serviço particular, lugar de pm é fora, nas ruas, essa instituição que se diz protetora da sociedade exerce justamente o contrário

    hipocrisia é mato

    ResponderExcluir
  6. Bandeira não significa torcida organizada, nem outras coisas que tu citou.

    Mas... que a polícia precisa ficar de olho nas organizadas, isso sim. Como tem gente que vai pro campo pra descontar suas frustrações do dia-a-dia.

    Esses deveriam ser impedidos pra sempre de entrar em estádios, que devem ser lugares para as famílias se divertirem, não locais para retardados alcoolizados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019