Onde o Brusque poderá jogar?

Passada a festa pelo tricampeonato da Copa Santa Catarina, tenho recebido vários questionamentos pertinentíssimos sobre o local que o time mandará seus jogos no ano que vem. Podem chamar o Augusto Bauer de chiqueiro, buraco, campo de amador, o escambau. Ele é mesmo, e ninguém da cidade nega que o estádio oitentão está aquém do que o futebol moderno existe.

O planejamento para o local que o clube mandará seus jogos no ano que vem existe, mas anda a passos de tartaruga. Já se falou muito, mas não apareceu nenhuma ação efetiva que dê alguma esperança que algo poderá ser feito. Mas com a classificação à Copa do Brasil assegurada, uma sirene soou e já vi sinais de gente, tanto do clube quanto da Prefeitura Municipal, começar a trabalhar sobre o caso. O tempo é curto.

Existem duas possibilidades:

- Construção de um novo estádio: é sonho antigo um Estádio Municipal. Mas com o tempo exíguo, teria que se começar um projeto absolutamente do zero, em um terreno que até hoje não existe. Haveria de se procurar um local, negociá-lo, preparar o terreno e levantar um estádio novo em tempo absurdamente recorde. Como estamos falando em algo que teoricamente seria público, há uma série de entraves burocráticos a serem ultrapassados.

- Megarreforma no Estádio Augusto Bauer: Vou meio que me espelhar no que foi feito na Arena Condá, em Chapecó, onde duas arquibancadas gigantes foram erguidas atrás dos gols em um prazo muito pequeno. É loucura montar um novo Augusto Bauer? Ao meu ver não. Há um terreno em frente à entrada do Estádio que permite a construção de um "tobogã" de grande capacidade. Outro novo lance pode ser feito na atual descoberta, que seria demolida e daria lugar a outra que iria até o nível do gramado, já com os acessos para visitantes sinalizados e devidamente protegidos. O alambrado daria lugar às grades, que já existem no Orlando Scarpelli, e as tribunas passariam por adequações, novas cabines de imprensa e melhorias de segurança. Daí é só asfaltar o pátio de chão batido, e teremos um estádio confortável para 10 ou 12 mil pessoas. Não precisa mais que isso. Como o terreno já existe, seria mais rápido para iniciar as obras. O campo pode ser reformado junto com os trabalhos nas arquibancadas. E pela rapidez que pude constatar em Chapecó, onde as novas dependências foram erguidas em poucos meses, dá pra acreditar que essa seja a hipótese mais provável. Não se trataria de uma "reforminha" do Augusto Bauer. Seria uma ampla remodelação. Aí basta a prefeitura e os dois clubes da cidade sentarem e verem o que pode ser possível para ser feito. Posso garantir que teremos novidades nos próximos dias.

Comentários

  1. primeiramente respeito a opniao do nobre blogueiro. Mas sou contra a reforma do AB, primeiro por ser patrimonio particular, segundo nao sera o estadio do BFC e sim do CACR. terceiro acho que falta espaço, ficara mto apertado, teremos problemas com estacionamento, que já tem.

    acho que é hora de construirmos um estadio novo, em local não central e com bastante conforto. sei que todos querem que fique pronto pra copa do brasil, mas quantos jogos em casa faremos na Copa do brasil, (no maximo 7). um estadio confortavel, com espaço para pista de atlestimo, estacionamento, centro comercial, escritorios, espaços para socios, camarotes, e ainda com possibilidade de expansão para os proximos 50 anos, seria muito melhor.
    vamos planejar a medio e longo prazo que da mais resultado.

    ResponderExcluir
  2. Diego,

    Sua ideia é válida e aceito ela completamente.

    Mas a construção de um zero km não fica pronta até o catarinense do ano que vem.

    A obra tem que ser pra ontem.

    ResponderExcluir
  3. Construir um estádio num lugar não central inviabiliza lojas, escritórios, etc. Quem vai querer abrir lojas e escritórios em local longe do movimento?

    Não acho estacionamento um grande problema. Grande parte da torcida, acredito que a maior parte, não vai de carro para o jogo. Mitos vem a pé, outros preferem deixar o carro estacionado no centro, como o meu caso.

    Existe espaço para estacionamento nas ruas próximas, na beira-rio que pode liberar os dois lados em dias de jogo.

    A idéia seria viável num local como por exemplo perto da Fenarreco. Teria apenas que deslocar o kartódromo mais para o lado onde hoje fica o terreno da empresa de ônibus.

    Ali sim, perto da Arena Multiuso, perto da Havan, local central atrairia investidores e incorporadores. O projeto inicial que já existe é o estádio ser construído nesse local.

    Acho também muito válida a idéia da mega-reforma no AB. Dá tranquilamente para acomodar 12 mil pessoas, usando os locais que o Rodrigo citou.

    Ficariam em baixo da arquibancada dois ou três andares de lojas, escritórios de frente para a Lauro Muller. Isso também atrairia investidores. O SCB, que é dono do campo, continuaria sendo, cedendo para os jogos do BFC. Daria para construir o memorial do CACR/SCB também.

    As lojas e escritórios ficariam para o BFC e para os investidores, que pagariam a reforma.

    Essa idéia seria a mais viável. Daria tempo para terminar até o início do ano.

    O Brusque precisa investir no centro de treinamento. Aí sim a Havan poderia dar uma ajuda. É muito importante ter um CT bom, com três ou quatro campos.

    ResponderExcluir
  4. se der tudo errado, venham jogar na Ressacada (são 100km, não é tão longe) que eu e muitos avaianos vamso torcer por vocês.

    Abraço e parabéns pelo título!

    ResponderExcluir
  5. Tem os dois lados da moeda, alem da demora para fazermos um novo estadio, quantos jogadores bons poderíamos pagar se economirzarmos fazendo a reforma? são alguns mil ou milhões que poderiamos investir em jogadores numa competição que não sabemos se vamos conseguir jogar denovo

    ResponderExcluir
  6. Além do que.....o estadio tem que ser para FUTEBOL, uma pista de atletismo deixaria o campo a 1km de distância.....o BFC não tem voleibol, atletismo, basquete e nem time de bolão....portanto acho o resto BOBAGEM ! Quanto ao estacionamento é facil, estaciona no pavilhão....td estadio grande tem seus estacionamento em torno de 1km do estadio......normal isso....ou vc quer estacionar na frente do AB ¬¬³ ! E quanto ao estadio não ser do BFC ninguem é ingenuo achar que vão construir isso td e o BFC não vai nem fazer um contratinho para não pagar mais aluguel por uns 15/20 anos....

    ResponderExcluir
  7. Cleber, o estadio MUNICIPAL não seria do BFC... por isso pode sim ter pista de Atletismo e tudo mais, pois ele seria da cidade de Brusque.

    Não seria de uso do BFC. Quaisquer outros times aqui da cidade podem usar o estádio a vontade. Possuirão tanto direito quanto o BFC.

    Brusque FC e cidade de Brusque são duas coisas completamente diferentes.

    A cidade precisa sim de espaços modernos para diversas práticas esportivas. Precisamos parar de só enxergar futebol o tempo todo...

    ResponderExcluir
  8. Só sei que o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE "merece e precisa" de um ESTÁDIO.

    A Diretoria está fazendo um trabalho acima das espectativas, trabalho esse, com transparência, comprometimento, digno de Brusque, com Títulos, Vendas de Camisas e por ai vai...

    e com isso cresce e rotula a Cidade de BRUSQUE no lugar mais alto.


    Se o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE "não" conseguir um Estádio, "não" conseguir uma Receita compatível a esses Campeonatos Nacionais 2011 e o Danilo "não" tiver respaldo expressivo da comunidade, tenho para mim, que essa Diretoria está fora para 2011.

    A parte deles eles fizeram e aliás muito bem feita.

    Tiro meu chapéu para o Danilo e seus guerreiros!

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, Recomendo a Leitura do Post abaixo.

    http://wp.clicrbs.com.br/braga/2010/07/13/deu-pra-voces-delfins/?topo=52,2,18,,159,e159

    ResponderExcluir
  10. tenho o mesmo pensamento do eduardo loss. Brusque se eh pra fazer um estadio com dinheiro publico que se faça pra varias finalidades, nao podemos ter um estadio que soh sera usado seis meses por ano. Aquele projeto de fazer um estadio ali na frente da fenarreco e que seria aproveitado pra fenajeep eh uma boa. outra coisa a se pensar eh em fazer um estadio com grama sintetica, ia ser um diferencial e chamaria ainda mais a atenção. Brusque sempre foi pioneira, temos que pensar em algo inovador e util.

    ResponderExcluir
  11. Eduardo...tenho em mente que na mão do municipio a coisa não andaria, não por má vontade mas sim pela falta de recurso. Um bom exemplo disso é a nossa arena multiuso que não é usada para nada. ( tirando meia duzia de vezes por ano sendo ocupada com a malwe e um voleizinho de vez em quando ) de resto.....nunca houve um basquete,show,handebol e tantas outras finalidades e modalidades que poderião estar ali ocupando o espaço para tornar o lugar rentalvel para o aluguel de bares restaurantes praças de alimentação e estar sendo frequentada diariamente por muita gnt. Ela (arena) não rende e não caminha pelas proprias pernas. Um estadio só para futebol custaria menos na construção e manutenção. Acredito que o pior não é conseguir e sim manter.

    ResponderExcluir
  12. Meu caro Eduardo Loos, não te conheço, mais para frequentar Blog esportivo, é que vc gosta de esportes, então estamos no mesmo barco.

    Quero ser simples e objetivo:

    "Primeiro" é que o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE representa muito, mais muito para a CIDADE DE BRUSQUE, primeiro por ser o mesmo nome "BRUSQUE", claro que cada coisa no seu lugar, uma é o Clube, outra é a Cidade, mais querendo ou não, se associa muito, é BRUSQUE..

    "Segundo" o FUTEBOL é o Esporte mais visto e mais apaixonante do MUNDO, e aqui em BRUSQUE como vc deve saber, o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE tem uma torcida enorme e muito apaixonada...

    "Terceiro" o FUTEBOL não tem classe, não tem cor, não tem religião, não tem rico nem pobre, todos amam e podem desfrutar..

    "Quarto" o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE vem numa crescente, vem de TÍTULOS, vem de uma grande quantidade de vendas de Camisas, ondi estampa várias EMPRESAS BRUSQUENSES, inclusive, a PREFEITURA DE BRUSQUE, vem de marketing para a Cidade de Brusque como por exemplo a vinda do Viola, ondi passou por todas as TV'S, Sites, Jornais, Nacionais e Internacionais e sempre associando o nome de BRUSQUE e também com esses Títulos que colocam o Brusque e a Cidade de Brusque no lugar mais alto...

    Quero deixar bem claro que sou apenas um torcedor do BRUSQUE FUTEBOL CLUBE e respeito quem não torce e também respeito quem curte outros esportes. Mais aqui é democracia, estou apenas comentando um POST DO JORNALISTA RODRIGO SANTOS, e cada um da sua opinião, deu para vc notar que BRUSQUE respirta Futebol, com o Estádio sempre lotado, não só pelo BRUSQUE FUTEBOL CLUBE e também por ser a CIDADE VOVÔ DO FUTEBOL CATARINENSE.

    E como vc bem falou, parece que só tem FUTEBOL em BRUSQUE, a questão não é que só tem FUTEBOL, é que tem "poucas" pessoas abnegadas fazendo o bem para a Cidade, como o Senhor Danilo Rezine! Como eu queria ver outras Diretorias e outras Pessoas com credibilidade fazendo times Campeões, movimentando a Cidade, trazendo alegria ao nosso povo, com outros Esportes, tipo Vôlei, Futsal, Basquete, Atletismo...

    Para ver Eduardo, como é complicado fazer isso que a atual diretoria vem fazendo a frente do BRUSQUE FC, poxa, que bom para a CIDADE DE BRUSQUE, quem ganha com isso é a comunidade.

    Já vi a Família ZEN, tocar 1 ou 2 anos o BASQUETE, como foi legal para a Cidade, mais como ESPORTE DE RESULTADO é caro, eles acabaram saindo fora, já tivemos o RUBENS FACHINI, (o falecido e saudoso EDSON CARDOSO), DUDA DO CESTÃO, CHICO SIMAS tocando o FUTSAL, e depois de 1 ano a frente, também largaram por falta de receita, já tivemos o VÔLEI com alguns anos de TÍTULOS e sempre representando muito bem a nossa Cidade de BRUSQUE...

    Sobre o Estádio, concordo contigo, quem precisa é a CIDADE, e quem vai jogar ou desfrutar, é quem tiver competência em fazer uma equipe forte e descente para representar bem o nome da Cidade de BRUSQUE, independente do Esporte.. Agora, que precisamos de um Estádio, isso eu não tenho dúvida.

    Ver o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE ganhar Títulos em cima de Cidades como JOINVILLE, CHAPECÓ, CRICIÚMA, BLUMENAU, só me da mais prazer e alegria em torcer por esse Clube, que representa e leva o nome da minha CIDADE.

    Então meu querido Eduardo, para encerrar, a questão é apoiar os poucos CIDADÕES que lutam por uma causa dessa! Nada mais justo!!

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  13. Meu caro Eduardo Loos, não te conheço, mais para frequentar Blog esportivo, é que vc gosta de esportes, então estamos no mesmo barco.

    Quero ser simples e objetivo:

    "Primeiro" é que o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE representa muito, mais muito para a CIDADE DE BRUSQUE, primeiro por ser o mesmo nome "BRUSQUE", claro que cada coisa no seu lugar, uma é o Clube, outra é a Cidade, mais querendo ou não, se associa muito, é BRUSQUE..

    "Segundo" o FUTEBOL é o Esporte mais visto e mais apaixonante do MUNDO, e aqui em BRUSQUE como vc deve saber, o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE tem uma torcida enorme e muito apaixonada...

    "Terceiro" o FUTEBOL não tem classe, não tem cor, não tem religião, não tem rico nem pobre, todos amam e podem desfrutar..

    "Quarto" o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE vem numa crescente, vem de TÍTULOS, vem de uma grande quantidade de vendas de Camisas, ondi estampa várias EMPRESAS BRUSQUENSES, inclusive, a PREFEITURA DE BRUSQUE, vem de marketing para a Cidade de Brusque como por exemplo a vinda do Viola, ondi passou por todas as TV'S, Sites, Jornais, Nacionais e Internacionais e sempre associando o nome de BRUSQUE e também com esses Títulos que colocam o Brusque e a Cidade de Brusque no lugar mais alto...

    Quero deixar bem claro que sou apenas um torcedor do BRUSQUE FUTEBOL CLUBE e respeito quem não torce e também respeito quem curte outros esportes. Mais aqui é democracia, estou apenas comentando um POST DO JORNALISTA RODRIGO SANTOS, e cada um da sua opinião, deu para vc notar que BRUSQUE respirta Futebol, com o Estádio sempre lotado, não só pelo BRUSQUE FUTEBOL CLUBE e também por ser a CIDADE VOVÔ DO FUTEBOL CATARINENSE.

    E como vc bem falou, parece que só tem FUTEBOL em BRUSQUE, a questão não é que só tem FUTEBOL, é que tem "poucas" pessoas abnegadas fazendo o bem para a Cidade, como o Senhor Danilo Rezine! Como eu queria ver outras Diretorias e outras Pessoas com credibilidade fazendo times Campeões, movimentando a Cidade, trazendo alegria ao nosso povo, com outros Esportes, tipo Vôlei, Futsal, Basquete, Atletismo...

    Para ver Eduardo, como é complicado fazer isso que a atual diretoria vem fazendo a frente do BRUSQUE FC, poxa, que bom para a CIDADE DE BRUSQUE, quem ganha com isso é a comunidade.

    Já vi a Família ZEN, tocar 1 ou 2 anos o BASQUETE, como foi legal para a Cidade, mais como ESPORTE DE RESULTADO é caro, eles acabaram saindo fora, já tivemos o RUBENS FACHINI, (o falecido e saudoso EDSON CARDOSO), DUDA DO CESTÃO, CHICO SIMAS tocando o FUTSAL, e depois de 1 ano a frente, também largaram por falta de receita, já tivemos o VÔLEI com alguns anos de TÍTULOS e sempre representando muito bem a nossa Cidade de BRUSQUE...

    Sobre o Estádio, concordo contigo, quem precisa é a CIDADE, e quem vai jogar ou desfrutar, é quem tiver competência em fazer uma equipe forte e descente para representar bem o nome da Cidade de BRUSQUE, independente do Esporte.. Agora, que precisamos de um Estádio, isso eu não tenho dúvida.

    Ver o BRUSQUE FUTEBOL CLUBE ganhar Títulos em cima de Cidades como JOINVILLE, CHAPECÓ, CRICIÚMA, BLUMENAU, só me da mais prazer e alegria em torcer por esse Clube, que representa e leva o nome da minha CIDADE.

    Então meu querido Eduardo, para encerrar, a questão é apoiar os poucos CIDADÕES que lutam por uma causa dessa! Nada mais justo!!

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  14. Não sei o que será feito... nem se realmente será feito.. Mas POR FAVOR, não venham com pista de atletismo ao redor do estadio! Isso simplesmente torna o campo neutro, pois DISTANCIA muito a TORCIDA do gramado.

    É como se o Brusque jogasse todos os seus jogos fora de casa..

    Vejam só o SESI de blumenau... é uma porcaria assistir jogos lá!

    E minha opinião é a seguinte:
    Esqueçam essa copa do Brasil, não adianta reformar augusto bauer as pressas só para jogar essa copa.

    Vamos construir um novo estadio estilo arena. Se percisar-mos jogar a copa do Brasil fora de Brusque, tudo bem... vamos pensar pra frente!

    ResponderExcluir
  15. O Loos é ligado ao CACR. Não deve estar nem um pouco satisfeito com o sucesso do BFC.

    Dizer que Brusque só pensa em futebol é piada. Seria o mesmo que dizer que o Rio de Janeiro, São Paulo, Chapecó, Criciuma, Florianópolis e o Brasil inteiro só pensam em futebol.

    Por que Brusque teria que ser tão diferente? Afinal, a Copa do Mundo não mobilizou o país inteiro? Talvez ainda não saiba que futebol é o lazer preferido da população.

    Se não gosta de futebol, por que entra num blog de futebol? Garanto que se o Renaux tivesse ganho o tri-campeonato da Copa SC estaria dizendo que futebol é a melhor coisa do mundo.

    Além de ter que lutar contra tudo e contra todos fora de Brusque, ainda temos que lutar contra aqueles aqueles que são de Brusque e não podem ver o sucesso de um clube da cidade que não seja o deles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019