10 anos do gol de Abimael que subiu o Figueira

Em 22 de dezembro de 2001, exatamente dez anos atrás, em uma tarde de muita chuva em Santa Catarina, foi escrita uma página importantíssima da história do Figueirense. Em um jogo polêmico, que só foi definido nos tribunais meses depois e que culminou no encerramento da carreira do árbitro paulista Alfredo Loebeling, o Figueirense venceu o Caxias por 1 a 0 no Orlando Scarpelli com gol do reserva Abimael e conquistou o acesso a Série A junto com o Paysandu, que sagrou-se campeão ao golear o Avaí por 4 a 0, em Belém.

22.530 torcedores tomaram banho de chuva e assistiram ao jogo, que foi encerrado faltando 1min50 para o fim da partida pelo árbitro. Um caos estava formado com a invasão dos torcedores, não dando condições de tocar o jogo até o final. Loebeling interrompeu o jogo, mas disse ao capitão do Caxias e às rádios locais que o jogo iria continuar. No entanto, como os torcedores levaram uniformes, redes e bolas, a partida não pôde ser reiniciada.

No dia seguinte, e reza a história que ele foi foi pressionado por Armando Marques, mudou totalmente o relatório da partida e praticamente encerrou sua carreira naquele momento. Na época ele disse: “Fui coagido pelo Armando a adulterar o relatório. Ele me obrigou a dizer que eu encerrei o jogo e dei dois minutos de acréscimo em vez de três. Depois, na CBF, negou tudo e ameaça acabar com a minha carreira. [...] Eu aceitei a pressão e menti para salvar minha carreira. Sabia que era uma coisa errada, mas fiz porque fui ameaçado. Não tenho vergonha de admitir que fiquei com medo de acabar com minha carreira”.  Loebeling nunca mais apitou um jogo profissional.


O resultado foi um divisor de águas para o futebol catarinense, que passou a ser presença constante na Série A do Brasileiro, com o Criciúma e o Avaí, anos depois. Mas é importante lembrar um jogo que está muito presente na memória do torcedor alvinegro. Achei esse vídeo com alguns momentos do jogo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019