Seleção ganha força jogo a jogo. Temos um time
Rafael Ribeiro / CBF |
Temos um time do Brasil, que ainda está longe do alto nível de excelência de uma Copa do Mundo, mas sem dúvida é uma evolução considerável.
O jogo da Fonte Nova teve erros de arbitragem e gols polêmicos. Mas não dá pra apagar a atuação do Brasil diante de um time cascudo, que mesmo desfalcado de dois titulares (Pirlo e De Rossi), ainda é a Itália tetracampeã mundial, que não tirou o pé em momento algum e complicou bastante.
Felipão foi premiado hoje por bater o pé e manter Fred como titular. Hoje, o camisa 9 desencantou. Ainda que o time tenha tomado dois gols, prevaleceu a maior eficiência ofensiva, que há tempos não aparecia por essas bandas.
A seleção vai ganhando confiança jogo a jogo. Neymar apareceu mais uma vez com uma boa atuação e um belo gol em lance decisivo. O time depende demais dele? Pode ser. Felipão o tirou de campo no segundo tempo colocando Bernard, que participou do lance do quarto gol, e quem ficou no campo teve que se virar para mostrar que não é "Neymardependente".
Ainda que o jogo não tenha sido perfeito (Oscar, por exemplo, teve atuação discreta e a defesa pode melhorar questões de posicionamento) a impressão de quase todos com essa seleção é altamente positiva. Os que mais questionavam (e eu me incluo nesse grupo) tinham dúvidas de que o time pudesse dar uma esperança real para a Copa das Confederações e para o ano que vem. Agora dá pra acreditar, com três atuações convincentes, uma melhor que a outra.
Muita gente pensa no confronto com a Espanha. Antes, tem um Uruguai pela frente, com toda a sua tradição e um time de forte conjunto. Mas o Brasil vai para Belo Horizonte como favorito, para tentar enfrentar a campeã mundial, onde será azarão diante do papa-títulos dos últimos anos. Mas isso já é outra história.
E, de certa forma, as manifestações dos últimos dias ajudaram a seleção. Os protestos tiraram o foco das atenções nos jogadores, que conseguiram trabalhar com mais tranquilidade. Vamos acompanhar com bastante carinho essa evolução do time brasileiro.
Comentários
Postar um comentário