Como funciona uma transmissão de futebol no rádio

Esse post foi sugerido por dois leitores aqui do Blog. Sugestão aceita. Aqui, neste post, vou explicar da forma mais básica possível como funciona uma transmissão de futebol no rádio.

Com o evoluir da tecnologia, os aparelhos diminuiram de tamanho e hoje, não existem mais aqueles repórteres que carregam metros e mais metros de fio. Tudo acontece com aparelhos portáteis, que facilitam muito o trabalho e as vezes causam uma confusão de frequências que deixa muita gente maluca nos estádios.

Tipos de transmissão: Nas emissoras de Santa Catarina, existem dois tipos: a mais tradicional e usada, que é o circuito de 4 fios, e a tecnologia que vem crescendo no Estado, com um número cada vez maior de emissoras que investem alto para usar o chamado Codec. É fácil para identificar. No primeiro tipo você ouve um "som de telefone", sem tanta clareza. No outro, o som é totalmente digital, não importa o local do mundo que você esteja. Em ambos os casos, você precisa ter uma linha telefônica. A Oi é a fornecedora do serviço. Você envia um email para eles até 3 dias antes do jogo, informando a data do jogo, o endereço do estádio e o horário que quer a linha. A cobrança vem pela conta telefônica. Quanto maior a distância, mais caro (imagine o valor de uma ligação de 3 ou 4 horas).

Na transmissão por circuito de 4 fios, as emissoras encontram dois fios de telefone iguais os da foto na cabine, geralmente identificados pelas siglas TX (transmissão, onde você envia seu sinal) e RX (retorno, para você ouvir o som da sua emissora). A operadora de telefonia se responsabiliza em fazer a conexão do seu áudio até a central da emissora. Para isso, funcionários ficam dentro dos chamados "DGs" para fazer a ponte entre as cidades e verificar se não vai haver algum ruído entre as conexões e se tudo funciona perfeitamente. Rádios locais podem usar apenas o fio de transmissão, já que recebem o retorno direto pelas ondas do rádio. A conexão é muito simples, ligada diretamente na mesa de som. É o sistema mais antigo, mas o que tem pior qualidade de áudio. Pelo custo alto do sistema Codec, os 4 fios são os mais difundidos. Mas é um sistema que tende a desaparecer, pelo barateamento e simplicidade do sistema mais moderno, além das emissoras que utilizam telefonia celular ou até o Skype para transmitir um evento.

O sistema mais moderno, que é usado por aproximadamente 20 emissoras em todo o Estado, é o Codec. Lembra daqueles modems discados antigos, que fazem aquele ruído característico de conexão com a internet? É bem parecido. O Codec, que existe em várias marcas (eu uso na Mais FM o Tieline Commander, esse modelo da foto), utiliza apenas e tão somente uma linha discada comum, igual a que você tem em casa. A única exigência técnica é que ela não passe por uma central telefônica. A mecânica é simples: no estádio, é usado um aparelho igual ao da foto. Na emissora, um aparelho semelhante é usado, conectado a uma linha telefônica. Basta ligar o aparelho, discar para o número da outra ponta e o Codec trata de "conversar" com o seu irmão para determinar a melhor qualidade de conexão, que alcança um máximo de 28,8 Kbps. Como a qualidade das linhas telefônicas do Brasil não são isso tudo, são aceitas conexões de 21,6 e até 24 Kbps. O aparelho faz isso sozinho. A Operadora telefônica não precisa ter uma grande estrutura por trás. Basta a linha discada funcionar sem ruído. Nessa tecnologia, você transmite de qualquer lugar do planeta com qualidade digital com uma simples linha discada. Há também a opção de plugar um cabo de rede no aparelho e fazer a mesma transmissão por um canal de Internet. Sem estresse ou apuro. Mas o Codec é bem mais caro.

No Estádio:


Transmissão: Uma mesa de som ou maleta de transmissão é usada para que os microfones sejam plugados. Ali, são regulados os volumes. Dali, o sinal sai para a linha 4 fios ou para dentro do Codec, que enviará o áudio para a rádio. Não tem muito segredo. Os microfones sem fio trabalham com um grande número de frequências, para que não apareça o problema de mais emissoras usarem o mesmo espaço no espectro. Entrou outra rádio em cima, é só trocar. Simples.


Retorno: Aqui tem uma polêmica maior. O som que volta das emissoras, via Codec ou 4 fios, é ligado em um pequeno transmissor, que vai enviar o áudio para o pessoal que está trabalhando. Existem dois tipos: o transmissor de FM (foto), que joga esse sinal em uma frequência que não é sintonizada na cidade do jogo (por isso que você pode ter sintonizado alguma vez uma "rádio de fora" no estádio), ou o que eu uso, em um aparelho que faz o mesmo serviço, mas joga o áudio em uma frequencia VHF (abaixo dos 88 MHz, inicio do FM), ou em UHF (lá pros 700 Mhz), que não são sintonizados por rádios de pilha comuns, apenas em receptores próprios.

Como tem gente que usa o retorno em FM, ele pode acabar atrapalhando emissoras normais que transmitem em frequência próxima ou com sinal mais fraco. Já vi muita confusão rolar por causa disso pelos estádios da vida. Também conheço casos de emissoras AM que ligam o transmissor em FM no estádio para que os ouvintes possam acompanhar os jogos em celulares, que não possuem rádio em AM. Muitos acham controverso, mas isso acontece bastante.

De resto, é só trabalhar. Antigamente, repórteres usavam rolos enormes de cabos de microfone e retorno para poderem transmitir, o que dava aquela cena dos jogadores puxando fios para bater um escanteio. Hoje facilitou bastante.

Agora que você já tem uma noção de como funciona uma transmissão, saiba que todos nós do rádio fazemos nosso trabalho com muito amor. Além de radialista, a gente tem que saber um pouco de eletrônica, telefonia e técnico de som. É uma cachaça.


Comentários

  1. HEHEHEHEHHEHEHEH... ESSE MASTELA SOLTANDO SEU DOCE VENENO.. TAIS CERTO...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este post. Bem simples e com bastante conteúdo.
    Pena que alguns clubes e dirigentes não deem o devido valor aos profissionais de imprensa, principalmente de rádio, que cobrem os seus clubes.
    Parabéns a você e todos os outros profissíonais da imprensa esportiva de Santa Catarina que enfrentam chuva, sol, jogos em horários malucos, alguns estádios com péssima estrutura e nós, torcedores xaropes que só ficamos satisfeitos quando vocês falam o que nós queremos ouvir. Tudo isso para manter o futebol vivo.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal preciso de um favor, com o advento das radios Am passarem para FM precisamos urgente de uma maneira de transmitir futebol com mais qualidade, uma concorrente na cidade tem uma maleta importada que é stereo , além disso ela tem 12 canais com controles paramétricos, e conexão a internet por 3g, alguém sabe um modelo de maleta que tenha essa especificação, pois eles trasmitem como se tivessem no estidio com uma qualidade absurda, só nao divulgam a fonte do equipamento.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal preciso de um favor, com o advento das radios Am passarem para FM precisamos urgente de uma maneira de transmitir futebol com mais qualidade, uma concorrente na cidade tem uma maleta importada que é stereo , além disso ela tem 12 canais com controles paramétricos, e conexão a internet por 3g, alguém sabe um modelo de maleta que tenha essa especificação, pois eles trasmitem como se tivessem no estidio com uma qualidade absurda, só nao divulgam a fonte do equipamento.

    ResponderExcluir
  5. Para transmitir com som de estudio só podem estar utilizando 2 coisas, ou um streaming que dá retardo no audio, ou um codec. A maleta neste caso deve servir somente para amplificação e mistura dos microfones que saem para o sistema de transmissão. O codec pode ser de modulo ou um soft. Provavelmente seu concorrente deve estar utilizando um codec modular que transmite por gsm pois testei as transmissões de straming e codec em 3G e este não suporta uma conecção constante. Podem estar utilizando o 4G, mais aí não dá pra utilizar em qualquer cidade. Os codecs + modernos utilizam as linhas de telefone convencionais (fixo e celular) para transmitirem dados sem depender da internet. O problema é que são muito caros e vc precisa de 2 para se comunicarem, um no estádio (externa) e outro no estúdio. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  6. Onde posso adquirir um codec desses?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019