Três catarinenses na zona de rebaixamento. Avaí foi o único a sobreviver na "maratona de setembro"

Alguns treinadores já falaram de um período crítico no Brasileirão que é a chamada "maratona de setembro", com jogos seguidos às quartas e domingos onde os elencos são exigidos ao máximo. Não há muito tempo para acertos, e as consequências são graves.

A rodada do final de semana terminou de uma maneira preocupante para a Chapecoense, time que tinha a ida para a zona de rebaixamento como uma coisa bastante improvável. Com confortáveis 28 pontos ao fim do primeiro turno, o time então treinado por Vinicius Eutrópio entrou numa maré de maus resultados e nem consegue mais se impor em casa, local em que construiu grande parte de sua vantagem. Agora o vento mudou, com Guto Ferreira tendo que se virar depois da merecida derrota para o Cruzeiro.

O Joinville continua o mesmo. Enfrentou um jogo de marcha lenta contra o Goiás e acabou totalmente envolvido. PC Gusmão não viu, e se viu não fez nada pra arrumar a avenida Mário Sérgio, um corredor enorme à disposição do time goiano, por onde sairam as principais jogadas. Um 3 a 0 dolorido, cheio daqueles discursos motivacionais que estamos cheios. A torcida quer ver futebol, precisa ver vitórias. Para piorar, os resultados da rodada ajudaram a afundar mais o JEC, que agora é lanterna.

Em Porto Alegre, o Figueirense arrancou um ponto contra o Inter, o que pode ser considerado bom dentro de um cenário de normalidade. Acontece que não foi suficiente para sair do Z4 e, somente para o alvinegro, a maratona continua com o jogo contra o Santos pela Copa do Brasil. O cenário preocupa com as duas competições simultâneas. O time vai aguentar e conseguir crescer num momento que tanto precisa?

Por último, o Avaí, o único dos quatro que não vai passar a semana com as costas na parede. Pegou um time do São Paulo desarrumado e fez a tarefa de casa, mostrando a mesma entrega do clássico do meio de semana. O Leão está fora da zona, mas a guerra não acabou. A luta contra o rebaixamento ficou mais animada neste final de semana, com mais gente chegando. 

Há um cenário preocupante, com o rendimento dos quatro catarinenses e a ascensão do Vasco, que já entregou a lanterna para o JEC. O risco de mais de um time cair para a Série B e fazer companhia ao Criciúma é bem considerável.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vistoriando

Lambanças do SBT

O Ranking "BdR" do Futebol Catarinense 2019