Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2008

Vídeo da Primeira Final dos Juniores

Recebo email do amigo Adalberto Kluser, da TV Placar, que disponibilizou no seu blog os gols e melhores momentos do primeiro jogo da final do Estadual de Juniores entre Brusque e Avaí. Clique aqui para assistir o vídeo.

Agora a final é na Terça

A FCF adiou (de novo) a decisão do Catarinense de Juniores, entre Brusque x Avaí. A final era hoje, passou pra domingo e agora foi adiado novamente pra próxima terça-feira a noite, na Ressacada. Êta bagunça...

Beto Almeida assume o Brasil-Pe. Suca volta nesta sexta

Mesmo cotado para assumir o cargo de técnico do Brasil de Pelotas, Suca retorna a Brusque nesta sexta, para iniciar os treinamentos para a Copa Santa Catarina. O clube xavante contratou Beto Almeida, que estava no Veranópolis, para a reta final da Série C. Almeida, inclusive, retornará para Veranópolis depois do Campeonato Brasileiro. A pressão da torcida xavante é grande, que Itamar não suportou. E olha que o Brasil não faz má campanha. Está na fase final da Série C e a apenas 1 ponto do G4, faltando seis rodadas ainda.

Adiada decisão dos juniores

O Presidente do Brusque, Danilo Rezini, me passou que a decisão do Estadual de Juniores entre Brusque e Avaí, não será mais na tarde de sexta, e sim no domingo, as 16 horas, no Estádio da Ressacada. O jogo foi transferido devido as chuvas, já que se a final fosse disputada na preliminar de Avaí x Ponte Preta, prejudicaria muito o gramado. No jogo de ida, o Brusque venceu por 2 a 1. Os comandados do Osnildo Kistner estão a um empate de fazer história.

Itamar cai no Brasil-Pe, que pode ter Suca

Atenção torcedores do Brusque: poderão haver mudanças no comando do clube. Após a derrota por 4 a 1 pro Duque de Caxias, ontem a tarde pela fase final da Série C, o Brasil de Pelotas demitiu o técnico Itamar Schule, de brilhante campanha, levando o time até a fase final. Alguns nomes estão sendo sondados neste momento em Pelotas: além de Abel Ribeiro e Beto Almeida, o nome de Suca aparece como um dos candidatos a treinador Xavante. O seu nome teria crescido devido ao título conquistado com o Brusque, no último domingo. Vamos aguardar os fatos. Amanhã está marcada a reapresentação de todo o elenco do Brusque para a Copa Santa Catarina.

RBS x RIC-Record - Round 4 - Juiz diz que o contrato é "irrevogável"

Imagem
O site da Revista "Making Of" teve acesso à decisão do Juiz Paulo Ricardo Bruschi, da 2a. Vara Cível da Capital, que acabou por indeferir a liminar da Associação dos Clubes, que buscava a rescisão do contrato com a Record, para assinar com a RBS TV para a transmissão do Campeonato Catarinense em 2009. Transcrevo a decisão do juiz, abaixo: “De outro lado, numa análise perfunctória, verifica-se que o contrato é irrevogável e irretratável (Cláusula Primeira – fls. 140), o que implica na impossibilidade de revogação unilateral e voluntária, mesmo com aplicação da multa prevista, salvo na hipótese de descumprimento das cláusulas contratuais. Com efeito, a cláusula Décima Sétima não representa uma condição de desfazimento voluntário do contrato, mas sim uma penalidade pelo desfazimento culposo da avença, cujo pagamento deve ser imputado à parte que descumprir qualquer cláusula contratual. Neste andar, inviável, por ora, a concessão da tutela antecipada postulada, a qual, após a ...

Atlético Tubarão vai para a Copa SC

Deu no Jornal Notisul, de Tubarão. Coluna de Antônio Rodrigues: A diretoria do Atlético Tubarão bateu o martelo. Participará da Copa Santa Catarina. Em comum acordo com os presidentes de Marcílio Dias e Atlético de Ibirama, que cederão 11 jogadores. Oito do Ibirama e três do Marcílio e os do clube: Maicon, Luan e Ranieri, mais alguns das categorias de base do Cear, o clube entra na competição, com custo praticamente zero, já que, além dos jogadores que vêm com salários pagos, uma quantia de R$ 12 mil foi disponibilizada pelos parceiros para custear a alimentação. Tempo A corrida do Atlético Tubarão passa a ser contra o tempo. A competição começa no dia 5 de novembro. O clube tubaronense entra na vaga do Marcílio Dias e a estréia será em 9 de novembro, contra a Chapecoense, em Chapecó. Depois, recepciona o Joinville. Quer dizer, duas pedreiras. Sem a preparação adequada, o negócio é entrar com garra e vontade de superar os obstáculos. Minha opinião em cima disso: o Tubarão não tinha obr...

Marcílio não joga a Copinha

Direto do Site do Marcílio Dias, ipsis literis: Enquete colocada no site: O Marcílio deve participar da Copa Santa Catarina? Maioria dos participantes opta por participar. (90.9%) Sim (9.1%) Não Foram 1375 votantes. Apesar da emquete favorecer a participação, de acordo com informações do Presidente eleito Carlos Crispim a diretoria decidiu e foi acatado que o Clube Náutico Marcílio Dias não participará da Copa Santa Catarina. Diretoria Clube Náutico Marcílio Dias Então, o Marcílio não vai pra Copinha, ser o laranja do Atlético de Ibirama. Irá a Federação cumprir a promessa e cancelar o torneio pelo fato do número mínimo de 6 times não ser obedecido? Fala-se na inclusão do Atlético Tubarão na competição. Até aí tudo bem, não fosse a Copa SC começar em uma semana. Eita rolo!

RBS x RIC-Record - Round 3 - Um não reconhece o outro

Imagem
Quem pôde ler um dos três jornais da RBS ontem (Santa, DC e AN), pôde ver uma matéria padronizada informando que no sábado houve a assinatura do contrato entre a FCF e a RBS, para os Campeonatos Estaduais de 2009 até 2011. Bom, a RIC Record, que diz que é detentora dos direitos até o ano que vem, ignorou a notícia e deu sinal que não vai desistir tão fácil. A Rede dos Petrelli publicou no seu site oficial hoje, a notícia da renovação da cota de patrocínio do campeonato com a Cassol, loja de materiais de construção, para o Campeonato do ano que vem. Sinal de briga no ar. Não sou advogado, mas posso entender que a RIC poderá argumentar que não pode aceitar a rescisão do contrato de 2009 pelo fato de já ter cotas de patrocínio vendidas. Se a briga correr pra justiça, e tudo tá se encaminhando pra isso, teremos uma confusão semelhante ao Paulistão de 2003, quando SBT e Globo (levando a Record junto)provocaram uma ziquezira danada com o campeonato. Atualização das 14:29: Obrigado ao int...

Peeeega!

Imagem
Essa foto é do jogo Datamais x Tiroleses, pelo Campeonato Amador de Timbó, onde um jogador do Tiroleses é perseguido e chutado por três adversários. Flagrante do competente André "Pilo" Schroeder.

Fogo bem fraquinho

Imagem
Eu, que já acompanho os Jogos Abertos há um bom tempo, não tenho como não mostrar minha decepção com o descaso que envolve uma tradição anual do esporte catarinense, que é a cerimônia do acendimento do Fogo Simbólico. A cada ano, o evento vem perdendo o seu brilho. Falta divulgação e principalmente o envolvimento para que a tradição não morra. O público foi de umas 200 pessoas na Arena Multiuso. A Prefeitura, pra encher o evento, botou um monte de crianças em alguns ônibus, mas elas acabaram indo embora antes mesmo do final da cerimônia. A Arena é grande, mas é muito fria e sem significado algum. Ela tem que acontecer no Bandeirante, onde tudo começou há quase 50 anos. Pra resumir, foi a cerimônia mais fraquinha que eu já vi em anos. Parecia uma coisa feita "nas coxas".

O Brusque chegou lá

Imagem
Não há muito o que falar da inquestionável conquista do Brusque. Uma supremacia que durou todo o campeonato, e encerrou com oito gols em cima do grande rival, o Juventus. Com isso, o time volta à primeira divisão em 2009 e entra em ótima condição na Copa Santa Catarina, que começa no dia 5. A supremacia foi evidente. O Brusque abriu o placar, e o Juventus não buscou o ataque como um time que precisava vencer. Empatou numa esperteza de Vasconcelos, que viu Alessandro adiantado, metendo por cobertura. Depois o Brusque fez mais três para garantir a festa. No último gol, o famoso banhado do gramado do Augusto Bauer deu uma ajuda, e Maicon marcou um gol de falta pro Juventus no final. Terminado o jogo, a chuva veio, e Suca agradeceu a todos, não deixando claro se aqui estará semana que vem para a Copa Santa Catarina. Como todos os jogadores têm contrato até o fim de novembro, é certo que este mesmo time buscará a vaga na Série D. E que venha o Metropolitano.

Cacá fala

"Juventus não, Joinville. Isso que fizeram com o clube é uma pouca vergonha. Essa camisa preta é outra coisa horrível" De Cacá Pavanello, presidente da Fesporte e diretor da Malwee Futsal, comentando sobre a derrota de 4 a 3 para o Brusque quarta-feira. Pra quem não se lembra, ele ofereceu-se para administrar o clube no início do ano juntamente com Falcão, mas o projeto acabou não vingando.

Deu Chapecó no JASC 2009

Acabou há instantes na Sociedade Bandeirante a reunião do Conselho Estadual de Desportos que escolheu Chapecó como sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2009. A capital do oeste recebeu 13 votos dos conselheiros, contra 4 de Concórdia, e sediará mais uma vez o evento, quatro anos depois da última oportunidade, que foi em 2005. Chapecó mostrou uma apresentação impecável, com um vídeo com uma declaração do prefeito reeleito João Rodrigues (ressaltando que sua cidade abriu mão para as 4 cidades do Vale em 2008 para receber 2009 em troca) e sobre as instalações disponíveis, com apresentação do prefeito Élio Cella. Concórdia, através do prefeito Neodi Saretta, usou a nova Arena a ser inaugurada como um trunfo, mas não obteve sucesso. Um fato apenas me intrigou. Antes da votação definitiva, todos os conselheiros se trancaram em outra dependência do Bandeirante, para encaminhar a votação. O que teria acontecido nesta reunião, nunca saberemos. Da mesma forma, um votante de Concórdia afir...

O time que vale milhões

Imagem
A matéria veiculada no AN de hoje (leia aqui) mostra a quantidade de problemas que a nova diretoria do Joinville terá que enfrentar. Eu não consigo acreditar que uma turma de jogadores de péssima qualidade, caso de Antonio Carlos, Dudu e Vasconcelos, que são reservas do time B do clube, tenham um valor de rescisão tão alto. Os três, juntos, custariam ao JEC um milhão e quatrocentos mil reais para encerrar o contrato, vigente até o final do ano que vem. Frutos da "carta branca" que o então presidente Adelir Alves deu ao treinado Agenor Piccinin. Aliás, Agenor montou o seu time após o estadual prometendo qualidade. Trouxe jogadores desconhecidos e sem referência, e ainda por cima com salário alto. Agora o JEC terá que livrar-se de um por um. Tentar fazer o acerto amigavelmente ou respeitar os contratos.

Advogado explica o processo

Conversei há pouco com o Dr. Erwin Rommel, advogado do torcedor Felipe Martins, que está penhorando as rendas do Juventus para o pagamento de indenização por Danos Morais e Materiais. Ele me explicou o caso, que aconteceu no dia 7 de novembro de 2004, nas finais da Série B1. Conta o Dr. Erwin que o seu cliente recebeu uma pedrada na arquibancada do Estádio João Marcatto, enquanto comemorava um gol do Brusque, vindo a desmaiar. Ele se levantou, mas passou mal ao entrar no ônibus para a volta, sendo internado no Hospital Jaraguá. Em Fevereiro de 2005, Felipe entrou com ação na justiça. Seu advogado tentou entrar em acordo com a diretoria do Juventus, mas não obteve sucesso. Em Agosto de 2006, o clube de Jaraguá foi condenado a pagar R$3.000,00 de danos morais mais R$ 115,00 de danos materiais a Felipe. Com a negativa do pagamento, na semana passsada, o juiz Silvio Franco, da justiça de Brusque, determinou a penhora das arrecadações do Juve, com o valor corrigido de cerca de 5 mil reais. ...

A 90 minutos do título

Imagem
O que aconteceu ontem no jogo Juventus 3 x 4 Brusque muitos já leram em jornais ou puderam ver na TV. Quero falar pouco deste jogão, um dos melhores que vi nos últimos tempos, que botou o Brusque a um empate do título da Divisão Especial. Primeiro, o adversário: o Juventus saiu aplaudido de campo. Quem esperava (eu inclusive) que o pessoal do Joinville iria jogar sem motivação pelo simples fato de defender outra camisa, se enganou. Vi um Juventus aplicado, com vontade sobrando, e que vendeu muito caro a derrota pro Brusque. Foi um adversário a altura. Segundo, a aplicação do Brusque: aquela derrota para o Imbituba, entregue em situações absurdas, serviu de alerta e principalmente de lição para os jogadores, tanto que no jogo de volta devolveram o resultado com oito gols. Com essa mesma aplicação, o Bruscão foi a Jaraguá, e conseguiu a vitória em uma partida eletrizante. Há de se manter essa mesma determinação no jogo de domingo, para, aí sim, o Brusque dar a volta olímpica, vingar a p...

Brusque planeja 2009

O Presidente do Brusque, Danilo Rezini, deu ontem entrevista à Rádio Guarujá de Florianópolis, ao Édson Cúrcio. Falou da decisão de hoje em Jaraguá do Sul e da decisão dos Juniores, contra o Avaí, que começa no sábado. Talvez por estar dando entrevista para uma emissora de fora, ele falou duas coisas importantes. A primeira é que João Beuting está de volta ao cargo de Diretor de Futebol, após perder as eleições para prefeito. E a segunda é, nas palavras do Danilo, que ele, João e toda a Diretoria do Brusque fizeram uma reunião ontem na casa de um dos diretores para planejar o ano de 2009, em caso de acesso à primeira divisão. A meta é manter 90% dos jogadores para o ano que vem. Se perder o Rafael Bittencourt, o que é provável, é uma perda muito maior que 10%. E qual a minha surpresa ao ver, na semana passada, um novo membro presente na diretoria do Brusque. Trata-se do Tuta, ex-assessor do então deputado Paulo Eccel na Assembléia Legislativa e um dos candidatos a vereador mais votados...

Fogo Simbólico vai para a Arena

A notícia da confirmação do cerimonial de acendimento do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos para o Ginásio da Sociedade Bandeirante na Sexta-feira provocou reações no paço municipal. Como informei aqui no blog e na minha coluna no jornal "Município dia-a-dia", a Fesporte, em dois releases, confirmou a cerimônia no Bandeirante. Acontece que na mesma sexta, a prefeitura deu ordem e mandou o evento pra fria Arena Multiuso. Ordens do prefeito, que prefere fazer uma festa em uma Arena vazia do que no pequeno mas aconchegante Ginásio da Colina.

Torcedor brusquense penhora renda do Juventus

O Juventus recebeu a visita do Oficial de Justiça ontem a tarde, no jogo contra o Concórdia no João Marcatto, para efetuar a penhora da (pequena)renda do jogo. Motivo: um processo movido por um torcedor brusquense, que sofreu lesão corporal em uma briga de torcidas dentro do estádio. O Caso aconteceu em 2004, quando o torcedor Felipe Gonçalves Martins foi a Jaraguá do Sul assistir a partida entre Juventus x Brusque, pelas finais da Série B1 daquele ano. Na saída do estádio, ocorreu uma batalha entre as duas torcidas, onde Felipe recebeu uma pedrada na cabeça, e acabou encaminhado para o Hospital Jaraguá. Apurei com a diretoria do Brusque que em 2006 o clube buscou com o Juventus um acordo para resolver a situação de Felipe, mas o clube jaraguaense fez pouco caso. Então, Felipe entrou com ação na justiça, sob o nº 011.05.000760-3, exigindo indenização por lesão corporal. No dia 16 deste mês, o juiz Silvio Franco, da justiça brusquense, determinou a indenização de R$ 5.971,18 (valores co...

E a bronca ficou para Brusque e Juventus

No molhado domingo, Brusque e Juventus mostraram que são os melhores times da Segundona, e com justiça decidirão quem vai pra primeirona do ano que vem. O Brusque tem uma vantagem: se perder a final do returno, terá uma segunda chance na final do campeonato. O Juventus terá que vencer em dois confrontos. O Brusque veio pro Augusto Bauer mordido pela derrota em Imbituba, onde ele entregou o jogo pro adversário. Meteu um convincente 7 a 0 no tempo normal, placar que poderia ser ainda mais elástico não fossem as belas defesas do bom goleiro Diego. O jogo serviu pra mostrar que a escalação ideal do time é essa que entrou em campo hoje, com Juliano na zaga e Dênio na lateral-esquerda, o que deu um padrão de jogo, e principalmente uma regularidade à equipe, coisa que será muito necessária. Totalmente dominado em campo, na prorrogação o time do Suca não teve problemas pra vencer por 1 a 0 e garantir a sua vaga na final. O Juventus fez 2 a 0 no Concórdia em Jaraguá e garantiu sua vaga também c...

Confirmar o jogo é um erro (II)

A FCF está forçando pra que o jogo de Pólo Aquático entre Brusque e Imbituba aconteça hoje. O Presidente da Liga Brusquense e delegado do jogo, Ivo Popper, que tem o poder de cancelar o jogo até a manhã de domingo, resolveu ficar em cima do muro e deixar a decisão para o árbitro Marco Antonio Martins. Martins, que cancelou o jogo Brusque x Pinheiros, no último dia 4, por causa das chuvas que não foram nem a metade do que está que está batendo no Vale do Itajaí neste momento. A diretoria do Brusque diz que a FCF está querendo "forçar" a realização do jogo, argumentando que não há datas disponíveis, já que as finais do returno começam na quarta. (Isso não é problema: marque-se o jogo pra amanhã a noite e o primeiro jogo da final para a quinta. Simples assim). Ou seja, tudo indica que vá ter jogo. Com campo alagado, alguns pontos com 20 cm de água, mas vai ter.

Confirmar o jogo é um erro

Chove há quatro dias sem parar em Brusque. Vários deslizamentos já aconteceram na cidade. O Rio Itajaí Mirim, em algumas horas, poderá começar a transbordar em alguns pontos, conforme informa a Defesa Civil. E o jogo Brusque x Imbituba ainda está confirmado para amanhã. Uma decisão final somente sairá na manhã de domingo. O jogo não deve acontecer por dois motivos: primeiro, o próprio gramado que está totalmente alagado e sem condições. Segundo, pela situação da segurança do município em si, que está em Estado de Atenção pelas fortes chuvas. Deve-se prevalecer o bom senso.

Fogo Simbólico Esquecido

A situação em Brusque pós-eleição está realmente largada. Até os símbolos do esporte catarinense estão esquecidos. O cerimonial de acendimento do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos está marcado, sem divulgação nenhuma, para a próxima sexta-feira (24), as 19 horas, na Sociedade Bandeirante. Até ano passado, a Prefeitura Municipal fazia todo um material especial, preparava releases pra imprensa, enfim, fazia toda a preparação para que esse evento tivesse lembrada a sua importância. Pelo menos a boa notícia é que a cerimônia volta para o lugar de onde nunca devia ter saído, a Sociedade Bandeirante, sede da abertura da primeira edição dos JASC, em 1960. Lá se encontra o busto do fundador dos Jogos, Arthur Schlösser. Nos últimos anos, o prefeito Ciro Roza inventou de levar o evento para a inacabada Arena Multiuso. E agora volta para o clube da colina, e espero que não saia de lá nunca mais.

Superliga começa dia 29

Começa no próximo dia 29 a edição 2008/2009 da Superliga de Voleibol. Neste ano, ela começa mais cedo. E com uma boa novidade. No masculino há o desfalque do Barão, de Blumenau, mas os fortes Cimed e Unisul ainda estão lá, firmes e fortes. No feminino, o Brasil Telecom, de Brusque, vai para o seu segundo campeonato, e ganha um rival caseiro, a equipe da simpática Pomerode, que participará pela primeira vez da Superliga. E viva a cidade mais alemã do Brasil.

Bobeou e se Complicou em Imbituba

O Brusque mostrou na tarde chuvosa em Imbituba como não se deve comportar dentro de um campo de futebol. O time se esqueceu do principal objetivo, que era vencer o fraco Imbituba e ter a vantagem do empate no jogo de volta em Brusque. Fez o contrário. Lutou pra fazer 1 a 0 contra um time super retrancado, bobeou nos seis minutos finais e tomou a virada, numa apatia incrível. Faltou foco, faltou determinação, faltou saber que o jogo só termina quando o juiz apitar. As alterações de Suca foram corretas, o Imbituba jogou muito fechado, e teve no bom goleiro Diego o seu principal nome, mas não foi suficiente. O gol do Pereira apareceu, mas foram pelo menos cinco chances claras de gol de um time que mostra um problema enorme: as conclusões a gol. Depois de chegar num suado gol, o que se esperava do Brusque? Que mantesse o padrão de jogo e segurasse o ataque do Imbituba. Pra facilitar as coisas, um jogador imbitubense foi expulso, pra tornar as coisas mais fáceis. Mas não, os jogadores...

A Briga da TV esquenta

Imagem
Clique na foto ao lado para ler o Comunicado que a RIC/Record publicou em vários jornais do Estado nesta quarta-feira. Nele, a Rede dos Petrelli argumenta que ainda tem os direitos de transmissão dos Campeonato Estadual até 2009, com cotas comercializadas, e reclama da atitude "deselegante" da sua concorrente, a RBS TV, em anunciar a transmissão do campeonato do ano que vem, sendo que os direitos pertencem à primeira. O que eu pude apurar disso tudo com dirigentes de clubes: primeiro, que a RBS se propôs a pagar a rescisão do contrato com a RIC, da ordem de 600 mil reais. O valor proposto pela venda dos direitos do campeonato para TV aberta é de 2 milhões de reais por ano, sendo que, em princípio, 50% seriam divididos entre Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville (o que não concordo, pois o Marcílio Dias está na Série C, enquanto o JEC nem calendário tem), e a outra metade entre os outros seis clubes, com um detalhe: o valor da rescisão a ser paga será descontado desse valor...

Videira Reclama

Convido os amigos a assistirem o vídeo abaixo, do Jornal "A Coluna" de Videira. Nele, o pessoal do Videira reclama da esculhambação do campeonato. O técnico Raffaele Graniti (lembra dele? Olha onde foi parar), o zagueiro Josué e o presidente Nere de Paula falando da situação do campeonato, que o Santa Catarina e Atlético de Guarujá do Sul vão desistir, e a melhor de todas: conta que o seu clube teve que pagar o combustível pro pessoal do Santa Catarina poder viajar de volta pra São Francisco do Sul. Patético. Assistam à matéria:

Imbituba x Brusque será a tarde

Imagem
O jogo Imbituba x Brusque, pelas semifinais do returno, será as 15 horas de quarta, em Imbituba, no Estádio Vila Nova, que não tem iluminação. Como não achei foto do Estádio, vai uma foto aérea do local, via Google Earth (clique para ampliar). Fica pertinho da Praia da Vila (onde acontece o Mundial de Surfe) e não tem arquibancada. Dá pra pegar uma prainha antes de ir pro Estádio.

Piada Esmeralda

Imagem
Bem-feito pra FCF, que cria campeonatos fadados ao fracasso. Agora foi a vez do Costa Esmeralda de Itapema pedir desistência da Divisão de Acesso, através de um ofício mandado semana passada (clique na foto). Por causa dessas coisas que um monte de aventureiros vem tentar fazer futebol no estado, em estádios sem estrutura e sem torcida. Há de se fazer exigências para que o time tenha um mínimo de estrutura. Ao contrário, haverão outros times desistentes. Agora, a divisão de acesso terá dois times folgando por rodada. Vai ter gente ficando 20 dias sem jogar.

Derrota em Concórdia. E daí?

Imagem
Olha, não vou fazer aqui nenhum desmerecimento, mas a derrota do Brusque em Concórdia não valeu em quase nada pra se avaliar. O Concórdia jogou ligadão na partida, contra um Brusque com raros jogadores mostrando preocupação. O placar de 1 a 0 foi justo, apesar das duas bolas na trave que o Concórdia buscou. Fez-se justiça, pois se o Brusque empatasse, classificaria o péssimo time do Caçador, que entrou na briga sem jogar, pois ganhou os pontos do jogo contra o Inter de graça. Apenas dois pontos a destacar no jogo: primeiro, a vontade do meia Paulinho, que mostrou pro Suca que ele merece uma vaga nesse time, com toda a certeza. Segundo, o atacante Neno, de novo. Neno, se você tiver lendo esse blog, na boa, o que tá se passando na tua cabeça pra agredir um adversário fora do lance em um jogo que não vale nada? Ele teve sua chance, não mostrou nada, tomou até bola nas costas. E aos 12 do segundo tempo vai expulso ingenuamente, matando o time em campo. Desse tipo de jogador o clube não pr...

Jogos simultâneos?

Diz o bom senso que os jogos de última rodada que dependem do resultado de outros, devam ser realizados no mesmo horário, certo? Na Segundona não. O jogo Camboriuense x Juventus, que pode valer classificação pro time de Camboriú, será na sexta a noite, enquanto Imbituba x Próspera será no Sábado. Se a Cambú vencer o Juve por 2 a 0, dependerá de um empate em Criciúma para se classificar. Mas esses jogos deveriam ser simultâneos. Até o Brusque tá de olho nesse jogo. Se o Juventus não vencer, o Brusque fica com a melhor campanha do returno até perdendo pro Concórdia. E, é claro, que o time reserva do Suca não vai querer ter mais desfalque pro mata-mata. Aí prejudicaria o Caçador... Ou seja, até agora não tem explicação pra que um jogo aconteça em horário diferente dos outros.

Que jogo terrível...

Hoje eu sofri. Hoje fui torturado. A pior coisa pra um narrador é transmitir um jogo em que nada acontece, e aí tem que tirar leite de pedra. Foi o que aconteceu hoje em Brusque 2 x 0 Grêmio Timbó. Jogo duro, duro de assistir: O Brusque fez um gol de pênalti, outro em um presente entregue pela zaga adversária, e jogou o segundo tempo tentando passar por um ferrolho do péssimo Timbó, que ficou com 11 lá atrás. Acabou 2 a 0, e todo mundo foi pra casa feliz. Ô jogo ruim esse, sô. Assim, o Brusque é o primeiro da chave, fez todos os seus pendurados forçarem o terceiro amarelo e vai sem cinco titulares pra Concórdia no sábado, onde precisará de um empate para garantir a melhor campanha do returno. O Concórdia está ferrado: com a vitória do Caçador sobre o Joaçaba, o time vai ganhar mais três pontos pela suspensão do Inter de Lages, o que o coloca com nove pontos. O Concórdia precisa vencer o Brusque no sábado para chegar a 10 e se classificar. Quem diria, aquele péssimo time do Caçador se c...

Tchau, Inter de Lages

De novo, e agora justamente, o Internacional de Lages foi suspenso pelo Tribunal da FCF, e justamente quando tinha chance de se classificar. Pra explicar o caso: há umas duas semanas atrás, o Inter havia sido suspenso pelo não pagamento de taxas. O clube pagou o que devia antes do início do returno e foi pra campo. Acontece que, quando a Federação foi fazer o depósito do cheque do Inter, o mesmo estava com o talão cancelado, conforme relata o ofício do TJD. Pagar dívida com talão cancelado? Merece a desclassificação. Com isso, o Concórdia está praticamente classificado para o mata-mata do segundo turno, e deve ser o adversário do Juventus.

Vai bem a Chapecoense

Imagem
É começo de preparação pra muitos clubes. Cheguei a dizer que a temporada de um time de futebol em Santa Catarina que não jogue o Brasileiro deva sempre começar em setembro e terminar em abril, no fim do Estadual. E a Chapecoense está me impressionando. Tá montando um time de qualidade. Trouxe o Leandro Machado (foto) pro comando técnico, e vários jogadores conhecidos e com experiência: o atacante Ricardo, ex-Marcílio Dias; o atacante Kanu, 26, ex-Próspera e Hakoach Maccabi, de Israel; o volante Pansera,ex-Juventus, os zagueiros Fabrício, ex-Brusque e Wilson, o meia-atacante Nenê, o atacante Fabiano Souza (o Fabiano Cachaça dos tempos do Internacional) e o lateral-esquerdo Raone. Também foram renovados os contratos dos goleiros Nivaldo e Ricardo. A base é boa, o técnico também. E a Chapecoense vai forte pra Copa SC pensando no tetracampeonato estadual.

Juniores em uma final histórica

Imagem
O time de Juniores do Brusque entrou pra história ontem. Venceu dentro de Florianópolis o Figueirense, campeão da Copa São Paulo por 2 a 0 e conquistou o segundo turno da fase final do Estadual da Categoria, fazendo a final contra o Avaí. Já há tempo essa geração mostrava seu valor. Desde a conquista dos Jogos Abertos, no ano passado, esse time mostra sua qualidade. Só não manteve o bom desempenho por todo o estadual pois vários jogadores foram usados pelo profissional na péssima campanha do Estadual. Neste segundo semestre, o time se ajustou, Suca deixou que o time júnior ficasse no seu torneio, e deu no que deu. O Brusque entra em ótima condição na decisão. O Avaí fez um péssimo segundo turno e parece ter perdido o fôlego, enquanto o time do técnico Osnildo Kistner está embalado. Essa gurizada tá muito bem. E vai brigar pelo título e pela vaga na Copa São Paulo de 2009.

Cartão vermelho na urna

Personalidades do Futebol do Estado foram sumariamente rejeitados pelo eleitor nas eleições de ontem. Daqueles que apresentei na série dos "Candidatos da Bola", nenhum acabou logrando êxito e se elegendo. Os dois destaques vão pra arbitragem: o árbitro José Acácio da Rocha, membro ativo do quadro da FCF e candidato à vereador em Itajaí pelo PSDB, recebeu apenas 438 votos, enquanto o folclórico ex-árbitro Clésio Moreira dos Santos, o Margarida, recebeu menos votos ainda em Palhoça, onde foi candidato pelo PR: apenas 432 sufrágios. Na urna eletrônica, Cartão Vermelho pra eles.

O Brusque e o novo governo

O Presidente do Brusque, Danilo Rezini, me ligou hoje de manhã. Para falar do que será o clube depois da esmagadora derrota do candidato apoiado pela diretoria do clube, Dagomar Carneiro, para o Candidato do PT, Paulo Eccel. Politicamente, tratou de apagar o episódio da reunião política no CT e tentar esboçar uma aproximação com o novo governo, que iniciará em breve a montagem do primeiro e segundo escalões a partir de 2009. Danilo me disse que vai buscar um encontro com o novo governo pra apresentar o projeto do Brusque. Danilo sabe ser político, e está agindo certo, pra evitar ser rotulado como time de oposição. Sabe que repercutiu muito mal entre a torcida a reunião feita apenas com o candidato Dagomar, mas a promessa de construção do Estádio Municipal acabou levando a diretoria a apoiar a chapa também apoiada pelo prefeito Ciro Roza. Uma coisa é certa na nova administração da cidade: não haverá Estádio Municipal, e eu apóio totalmente essa iniciativa. O Brusque tem condição de cons...

Briga a vista: RIC Record diz que o Catarinão 2009 é dela

No site oficial da RIC Record, a emissora dos Petrelli diz que os direitos de transmissão do Catarinense 2009 a ela ainda pertencem. Sinal de briga a vista, já que a RBS, com toda a pompa, diz que os direitos são dela. Acompanhe a nota oficial publicada aqui : Catarinense 2009 é na Record 03/10/2008 Com a definição da fórmula do Campeonato Catarinense de 2009 pela associação de clubes na última semana, a Rede Record dá a largada para mais uma temporada de transmissões exclusivas do futebol catarinense. Os patrocinadores de 2008 já foram contatados e já estão exercendo o seu direito de prioridade para a compra das cotas de patrocínio em 2009, sendo que o prazo de prioridade vai até o próximo dia 10 de outubro. Segundo o direção comercial da RIC Record, duas cotas estado já estão contratadas para o campeonato do ano que vem. Um cliente do interior de São Paulo e outro de Santa Catarina já fazem parte das cinco cotas que estão sendo negociadas no mercado. "É um produto que foi valori...

Jogo Brusque x Grêmio Timbó transferido

Chove sem parar em Brusque desde a noite de ontem. Prudentemente, a FCF transferiu o jogo Brusque x Grêmio Timbó, marcado para esta tarde de sábado, para a próxima quarta a noite, no Augusto Bauer. Prevaleceu o bom senso.

Cabeça de Piccinin rola no novo JEC

A Chapa "Recomeçar", que tem Nereu Martinelli como um dos seus comandantes, venceu a eleição no Joinville. Pode ser o começo de novos tempos no JEC, que só tá fazendo vexame nos últimos tempos. A primeira atitude certa de Nereu: demitir o técnico Agenor Piccinin. Ganha muito, mas com resultado zero. Tem conseguido montar um time de baixa qualidade, que não sobressai na Segunda Divisão e que ainda consome um bom dinheiro do caixa do time. Não há novidades sobre a parceria com o Juventus, que em princípio permanece, tanto que os novos diretores irão à Jaraguá assistir ao jogo contra o Prospinha para verificar quem do elenco atual pode ficar.

Regulamento nota 7,5

Gostei de muita coisa do novo regulamento do campeonato estadual, mas também ele deixa coisas perigosas que podem baixar o nível do torneio. Primeiro, a fórmula. É igual ao Estadual de 1998, com um quadrangular final. Eu gostei. Apesar de fazer a primeira fase ter jogos sem validade, a chance de classificar quatro times é boa. E, se um time levar os dois turnos, vai pra fase final com dois pontos (em 98, o Avaí ganhou os dois turnos, foi com dois pontos pra fase final e desandou a perder, ficando em quarto) Duas coisas me intrigam: primeiro, o número de clubes. Acho que é o Campeonato Estadual com o menor número de equipes. Segundo, a questão do rebaixamento. Caem dois times, que não poderão jogar a Segundona no mesmo ano. Logo, serão dois times novos no Estadual do outro ano. Fico imaginando: imagina se um Joaçaba, Caçador ou Concórdia subir. Terá condição financeira e estrutural para fazer frente aos melhores de SC? Correrá risco de ser saco de pancadas? Tenho visto pelo Estado afora...

O Brusque mistura Futebol e Política

Imagem
Meia-noite, chego entristecido em casa. Como jornalista, com o sentimento de ser enganado. Como torcedor, me sinto usado. Vou explicar. O Presidente do Brusque, Danilo Rezini, através do Orkut, convidou os torcedores para uma "Reunião para tratar de assuntos relativos ao clube" na noite de hoje, no Centro de Treinamento. Como acompanho o dia-a-dia do clube, e como conselheiro do mesmo, fui lá conferir. A reunião foi marcada pras 8. Começou as 11. E era reunião com um candidato a prefeito, apoiado e abraçado por toda a diretoria do clube. Muita gente já tinha ido embora, devido ao grande atraso. O candidato falou que vai apoiar o clube, que vai construir Estádio e outras coisas. As promessas de sempre de um candidato. Nada que você não tenha visto em um comício. Nada contra o candidato, que tenho um bom contato, nem quero discutir o direito livre do voto de cada um. Mas o Brusque Futebol Clube, o clube do coração do brusquense, tem o direito de promover uma "reunião...